Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Docência Universitária: Análise de Discurso de Professores de Física

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Marcelo Henrique Perrotta Barcellos Guimarães
Giselle Faur de Castro Catarino

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de quatro docentes universitários de Física de uma Universidade pública do Rio de Janeiro a partir de seus discursos sobre as práticas. Entende-se que na Educação Superior há diversas críticas em relação às práticas e à pedagogia dos professores que não tiveram formação que relacionasse conhecimentos pedagógicos aos conhecimentos do conteúdo. A pesquisa contou com referenciais ligados aos Saberes Docentes e ao PCK e com o referencial bakhtiniano para a Análise de Discurso, defendendo que as interações sociais influenciam os enunciados dos sujeitos. Dentre os resultados, nota-se a importância do domínio de conhecimentos específicos em estratégias pedagógicas para um ensino mais crítico e reflexivo, rompendo com uma educação que vise puramente transmissão de conteúdos, sem preocupação com o contexto sociocultural.

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Como Citar
Guimarães, M. H. P. B., & Catarino, G. F. de C. (2024). Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Docência Universitária: Análise de Discurso de Professores de Física. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–29. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-32
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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