O Ensino da Produção Textual no cotidiano: socializando resultados

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Claudinea dos Reis Gonçalves
Cleber Cezar da Silva

Resumo

Este estudo visa investigar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em relação à produção de textos dissertativo-argumentativos. Seu desenvolvimento foi orientado pela questão: O que os dados coletados evidenciam sobre o ensino da produção textual? Este trabalho constitui-se enquanto exploratório e qualitativo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários semiestruturados compostos por questões abertas/dissertativas e de múltipla escolha. A amostra foi composta por 42 estudantes e uma professora de redação. Os resultados indicam que as dificuldades dos estudantes estão diretamente relacionadas à limitação de seu repertório de habilidades para expressão verbal e de domínio sobre as temáticas propostas para produção textual, indicando a necessidade de se investir em práticas de leitura e pesquisa que ampliem seus conhecimentos. Afirma-se que a ausência de feedbacks periódicos e de alinhamento entre as práticas educativas e as necessidades dos alunos influenciam negativamente o aperfeiçoamento da escrita.

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Como Citar
Gonçalves, C. dos R., & Silva, C. C. da. (2024). O Ensino da Produção Textual no cotidiano: socializando resultados. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-25
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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