Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo: um estudo com professores de educação física

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Natália da Silva de Oliveira
Fernando Donizete Alves
Luana Zanotto

Resumo

Este estudo objetivou analisar o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) como momento de formação continuada na ótica de professores de Educação Física. Desenvolvido na abordagem qualitativa, teve como locus de produção de dados o HTPC ocorrido na rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante com registros em diários de campo e a entrevista semiestruturada. A análise do material foi feita à luz da análise de conteúdo. Os resultados expressam que o HTPC foi reconhecido como espaço e tempo para a formação continuada dos professores, segundo as situações em que ocorreram trocas de experiências sobre como preceder com o planejamento e à prática pedagógica no trato pedagógico com as crianças. O estudo colabora com discussões acerca de temas tangenciais aos processos formativos circunscritos a atuação de professores de Educação Física na infância.

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Como Citar
Oliveira, N. da S. de, Alves, F. D., & Zanotto, L. (2024). Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo: um estudo com professores de educação física. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-23
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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