Teatro e educação: o parentesco intelectual entre Paulo Freire e Augusto Boal na luta contra as múltiplas opressões

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André José dos Santos
Bruna Sola da Silva Ramos

Resumo

O presente ensaio baseia-se na investigação sobre as similitudes existentes entre a proposta educativa da Educação Libertadora, de Paulo Reglus Neves Freire, e do Teatro do Oprimido, de Augusto Pinto Boal. Por considerar que as práxis freireana e boaleana apresentam posicionamento ético-político de transformação social, pelo viés da educação e da cultura, consideramos pertinente um estudo que ressalte as aproximações ideológicas entre tais campos de atuação. Com isso, pretendemos construir reflexões acerca do “parentesco intelectual” existente entre esses dois autores, o qual é argumentado em função de suas convergências e complementaridades, com base na apresentação de conceitos que expressam proximidades entre Freire e Boal no que se refere à luta pela reumanização dos seres humanos.

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Como Citar
Santos, A. J. dos, & Ramos, B. S. da S. (2024). Teatro e educação: o parentesco intelectual entre Paulo Freire e Augusto Boal na luta contra as múltiplas opressões . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-22
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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