Formação de leitores: uma ação de incentivo à leitura junto a alunos do ensino médio

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Danielle de Pádua
Cristiano Rocha da Cunha

Resumo

O Brasil tem apresentado resultados abaixo da média internacional estimada para os requisitos mínimos de competência em leitura e escrita, situação que demonstra a fragilidade do sistema educacional brasileiro e o distanciamento entre as afirmações legais de inclusão, formação cidadã e as práticas escolares. Diante disto, o objetivo desta pesquisa foi o de refletir sobre a importância e emergência de estratégias pedagógicas que desenvolvam as habilidades de leitura e escrita e estimulem o gosto pela leitura nos estudantes. Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, na qual os resultados demonstraram que os estudantes de 2º ano médio da escola pesquisada reconhecem a importância da leitura, porém, enfrentam algumas barreiras que muitas vezes os impedem de adquirir a competência leitora. Considera-se que as estratégias apresentadas no Guia Pedagógico de Incentivo à Leitura são capazes de estimular o gosto pela leitura, desenvolvendo competências crítico-reflexivas e minimizando a problemática apresentada.

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Como Citar
Pádua, D. de, & Cunha, C. R. da. (2024). Formação de leitores: uma ação de incentivo à leitura junto a alunos do ensino médio. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–23. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-20
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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