Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior: constituição e contribuições de espaços formativos à docência universitária

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Vanessa T. Bueno Campos
Sarah Juvencino de Oliveira Morais

Resumo

Neste artigo, apresentamos dados de investigações realizadas entre 2016 a 2020 sobre a constituição de espaços de formação pedagógica e desenvolvimento profissional docente. As questões orientadoras deste estudo foram: em que espaços são desenvolvidas as ações de formação pedagógica de professores(as) universitários(as)? Quais as contribuições desses espaços na formação pedagógica e no desenvolvimento profissional docente? A pesquisa é exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por análise documental e realização de entrevistas. Constatamos que, para compensar a ausência de políticas públicas voltadas à formação pedagógica de docentes universitários(as), a UFU tem instituído espaços de formação e desenvolvimento profissional. Contudo, não fazem parte de uma política institucional da UFU e desenvolvem ações pontuais e fragmentadas. Consideramos válidas as iniciativas da UFU, mas somente a implementação de políticas públicas de formação de docentes universitários(as) incidirá na qualidade das ações docentes e no desenvolvimento profissional.  

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Como Citar
Campos, V. T. B., & Morais , S. J. de O. (2024). Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior: constituição e contribuições de espaços formativos à docência universitária. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-19
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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