Letramento estatístico na licenciatura em matemática: uma perspectiva ideológica abrangendo a formação cidadã

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Érika da Silva Pereira
Gabriela dos Santos Barbosa

Resumo

São conhecidas as dificuldades referentes ao letramento estatístico dos brasileiros, ou seja, o despreparo de boa parte da população para interpretar dados referentes ao meio social em que vive. Do mesmo modo, sabemos do despreparo docente e da escassez das discussões envolvendo esse tema na formação inicial. Sendo assim, a investigação apresentada neste artigo teve como objetivo analisar os saberes emergidos dos licenciandos em Matemática durante uma oficina pedagógica sobre letramento estatístico, sob uma perspectiva ideológica, que considera raça e a formação cidadã. Para atender às demandas do estudo, o quadro teórico adotado se fundamenta nas ideias de Bell Hooks, Iddo Gal e Ubiratan D’Ambrósio. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa-ação e as evidências encontradas revelaram que os participantes da oficina construíram um olhar mais apurado sobre os conceitos estatísticos e sobre as questões raciais, admitindo a possibilidade de se abordarem questões sociais nas aulas de Matemática da educação básica.

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Como Citar
Pereira, Érika da S., & Barbosa, G. dos S. (2024). Letramento estatístico na licenciatura em matemática: uma perspectiva ideológica abrangendo a formação cidadã . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-15
Seção
DOSSIÊ

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