Letramento estatístico e competência crítica em um ambiente de aprendizagem criativa

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Andréa Pavan Perin
Ana Paula Gonçalves Pita

Resumo

Este artigo objetiva analisar o desenvolvimento do letramento estatístico no que se refere a leitura, interpretação e análise crítica de gráficos estatísticos de um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio. Buscamos um espaço que julgamos ideal para esse desenvolvimento e encontramos nos preceitos da aprendizagem criativa amparo para essa abordagem pedagógica. Para interpretação do material, apoiamo-nos na Análise Narrativa. A análise dos dados mostrou que os grupos de estudantes transitaram pelos três níveis mais elevados de letramento estatístico, segundo a classificação que empregamos neste estudo. Afirmamos que a leitura residiu nos níveis mais elevados, pois os estudantes buscaram fazer leitura entre os dados, ou seja, compararam resultados, estabeleceram relações matemáticas e formularam questionamentos para além dos dados existentes. Ademais, os estudantes também se mostraram preocupados com os aspectos da sociedade retratados nas representações gráficas, mostrando desigualdades sociais ali apresentadas, ou seja, construíram críticas sociopolíticas.

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Como Citar
Perin, A. P., & Pita, A. P. G. (2024). Letramento estatístico e competência crítica em um ambiente de aprendizagem criativa . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–23. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-12
Seção
DOSSIÊ

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