A pesquisa de opinião como metodologia para o ensino de estatística na educação básica: NEPSO

Conteúdo do artigo principal

Warley Machado Correia
Ana Rafaela Correia Ferreira
Rafaella Oliveira Almeida Mattos Moreira

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, conduzido por uma professora em formação e orientado por dois professores da instituição. Destacamos as ações pedagógicas produzidas para o ensino e aprendizagem de estatística na Educação Básica, em especial aquelas relacionadas ao tratamento da informação, que foram oportunizadas utilizando-se a metodologia NEPSO - Nossa escola Pesquisa Sua Opinião. Essa metodologia tem o intuito de propiciar aos estudantes vivências e processos de uma pesquisa científica. Para isso, desenvolvemos um trabalho com 14 estudantes com o tema “esportes”, cujos entrevistados eram estudantes da Universidade. Após a fase de entrevistas, os resultados foram tabulados, processados e, em seguida, os estudantes construíram diversos gráficos analíticos. Destacamos a dupla potencialidade do desenvolvimento deste trabalho, tanto para os estudantes quanto da professora em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Correia, W. M., Ferreira, A. R. C., & Moreira, R. O. A. M. (2024). A pesquisa de opinião como metodologia para o ensino de estatística na educação básica: NEPSO. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–23. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-10
Seção
DOSSIÊ

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2018

DE CASTRO, Lucy. A metodologia NEPSO no Ensino Fundamental: reflexões sobre a coordenação pedagógica e a participação dos professores. Orientador: Danielle Alves Martins. 2019. Monografia (Especialização) - Universidade Federal de Minas Gerais, [S. l.], 2019.

ORSOLON, L. A. M. Trabalhar com as famílias: uma das tarefas da coordenação. Em: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Org.). O coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.