A pesquisa de opinião como metodologia para o ensino de estatística na educação básica: NEPSO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo traz reflexões acerca de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, conduzido por uma professora em formação e orientado por dois professores da instituição. Destacamos as ações pedagógicas produzidas para o ensino e aprendizagem de estatística na Educação Básica, em especial aquelas relacionadas ao tratamento da informação, que foram oportunizadas utilizando-se a metodologia NEPSO - Nossa escola Pesquisa Sua Opinião. Essa metodologia tem o intuito de propiciar aos estudantes vivências e processos de uma pesquisa científica. Para isso, desenvolvemos um trabalho com 14 estudantes com o tema “esportes”, cujos entrevistados eram estudantes da Universidade. Após a fase de entrevistas, os resultados foram tabulados, processados e, em seguida, os estudantes construíram diversos gráficos analíticos. Destacamos a dupla potencialidade do desenvolvimento deste trabalho, tanto para os estudantes quanto da professora em formação.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2018
DE CASTRO, Lucy. A metodologia NEPSO no Ensino Fundamental: reflexões sobre a coordenação pedagógica e a participação dos professores. Orientador: Danielle Alves Martins. 2019. Monografia (Especialização) - Universidade Federal de Minas Gerais, [S. l.], 2019.
ORSOLON, L. A. M. Trabalhar com as famílias: uma das tarefas da coordenação. Em: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Org.). O coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.