Construção e Interpretação de Tabelas e Gráficos Estatísticos: um olhar para a atitude de professores em formação

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Eliziane Rocha Castro
Marcilia Chagas Barreto
Francisco Jeovane do Nascimento
Gabriel Linhares de Sousa

Resumo

Este estudo analisou a atitude de professoras em formação em relação à construção e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos após a conclusão de uma atividade que demandou essas habilidades. Sete professoras que atuavam no 5° ano do ensino fundamental em Raposa/MA participaram da pesquisa. Optou-se por uma abordagem qualitativa empregando-se a Pesquisa-ação como método e conduzindo-se a análise documental, que envolveu a análise de conteúdo com o auxílio do software NVIVO.  Os resultados revelaram que as professoras reconheceram a utilidade de tabelas e gráficos estatísticos, demonstraram baixa confiança em seu conhecimento intelectual,  e experimentaram sentimentos negativos e ambivalentes. Também demonstraram disposição para enfrentar desafios, especialmente na interpretação de gráficos pictóricos, buscando autonomia na construção e interpretação desses gráficos. Essas atitudes refletem conscientização da complexidade das habilidades estatísticas e busca por aprimoramento sendo cruciais para promover uma prática educacional eficaz e desenvolver o letramento estatístico dos professores em formação.

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Como Citar
Castro, E. R., Barreto, M. C., Nascimento, F. J. do, & Sousa, G. L. de. (2024). Construção e Interpretação de Tabelas e Gráficos Estatísticos: um olhar para a atitude de professores em formação . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–24. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-07
Seção
DOSSIÊ

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