Educação Estatística na Formação de Professores de Matemática: reflexões de preceptores e residentes do Programa Residência Pedagógica

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Flávia Silva Souza
José Fernandes da Silva

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões dos participantes em um dos encontros, no qual o objetivo foi discutir e refletir acerca do papel da Educação Estatística na formação inicial de professores de Matemática. É um recorte da dissertação intitulada Conhecimento Didático-Matemático mobilizado por preceptor e residentes no contexto do Programa de Residência Pedagógica: uma proposta de trabalho para o ensino de Estatística. Este é um estudo de natureza qualitativa; os dados foram produzidos por meio de registros em áudio e vídeo do encontro de formação. As reflexões dos participantes no encontro revelam receio ao trabalhar com a Educação Estatística no início da carreira, devido a eles sentirem que a formação inicial não foi suficiente para gerar confiança e deixá-los confortáveis para lecionar tal conteúdo. Outra questão evidente desse trabalho foi a importância de políticas educacionais que promovam aos licenciandos espaços para refletirem sobre sua própria formação.

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Como Citar
Souza, F. S., & Silva, J. F. da. (2024). Educação Estatística na Formação de Professores de Matemática: reflexões de preceptores e residentes do Programa Residência Pedagógica. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-06
Seção
DOSSIÊ

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