Experiências de aprendizagem com dados cívicos para a Cidadania Global
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Resumo
Este estudo rastreia as evidências da Cidadania Global que são reveladas pelas vozes dos participantes quando estão imersos em experiências de aprendizagem relacionadas à ciência de dados. Dados cívicos, software de visualização e princípios de Cidadania Global foram usados para desenhar experiências de aprendizagem que incorporassem algum tipo de problema global (aquecimento global, poluição das águas superficiais, emissões de dióxido de carbono). As experiências de aprendizagem foram implementadas com diferentes populações: alunos do ensino básico, alunos do ensino secundário e professores em exercício e cada encontro foi gravado em áudio e vídeo. As reuniões foram transcritas na íntegra e os sinais de Cidadania Global foram rastreados nas transcrições. Os resultados sugerem que as falas dos participantes oferecem indícios de Cidadania Global nas dimensões cognitiva (conhecimento), socioemocional (empatia, responsabilidade, solidariedade) e comportamental (ações transformadoras) como resultado da exposição a experiências de aprendizagem.
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