Explicando a interpretação frequentista da probabilidade com simulações no software R Relatos de Experiência

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Felipe Rafael Ribeiro Melo

Resumo

A interpretação frequentista da probabilidade pode não ser tão clara aos discentes quando são apresentados apenas a textos e fórmulas. Neste contexto, o professor pode usar estratégias lúdicas a fim de os discentes absorverem tal conteúdo de maneira mais esclarecedora. Por meio de scripts criados pelo autor na linguagem R, foi realizada uma atividade com alunos da disciplina de probabilidade do curso de Engenharia de Produção em uma universidade, na qual puderam visualizar este conceito por meio de simulações de sorteios e representações gráficas e tabulares. Cada pessoa presente em sala de aula simulou 100 replicações de um mesmo experimento aleatório, com registro da frequência relativa de ocorrência do evento de interesse após 100 replicações. A média destas frequências relativas resultou em valor bem próximo à probabilidade do evento escolhido (obtida via interpretação clássica), tornado a interpretação frequentista mais clara para os discentes.

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Como Citar
Melo, F. R. R. (2023). Explicando a interpretação frequentista da probabilidade com simulações no software R: Relatos de Experiência. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e047. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-47
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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