Folhas de cálculo: uma ferramenta pedagógica para a análise estatística da composição de uma população Relatos de Experiência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência realizada por professores da área de Estatística do Departamento de Matemática da Universidad Nacional del Sur. Foi realizada com alunos do segundo ano da Licenciatura em Ciências Biológicas, que estão a frequentar a disciplina de Bioestatística e têm idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos. Partilhamos uma proposta de ensino que utiliza um dispositivo didáctico que incentiva a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos alunos. Foi concebido pelo departamento e baseia-se em folhas de cálculo que contêm as ferramentas necessárias para o tratamento de dados. Nesta experiência, foi abordado o conceito de composição de amostras de variáveis qualitativas, índices de dominância e diversidade e representação gráfica através de diagramas ternários. Este instrumento didáctico envolveu os alunos em actividades intelectuais relacionadas com a reflexão, a capacidade de exploração, o interesse pela investigação, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
DAVINI, M. C. Métodos de enseñanza. Didáctica general para maestros y profesores. (1ª. ed.). Buenos Aires: Santillana. 2008.
EDWARDS, V. La forma del conocimiento en el aula. En Rockwell. La escuela cotidiana. Méjico. F.C.E. 1997.
HENAO ALVAREZ, O. Las hojas de cálculo como herramienta didáctica.
Informática Educativa v. 9, n.2, pp. 103-121,1996, UNIANDES – LIDIE, Bogotá, Colombia. Disponible en: https://hdl.handle.net/10495/3941.
HERNÁNDEZ, R. V.; RAMOS RODRÍGUEZ, E.; MARIÑO, L. F. Avance en la caracterización de modelos didácticos para mejorar el razonamiento estadístico en estudiantes universitarios. Bio-grafía, [S. l.], 2021. Disponible en: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/16258. Accedido el 10 jul. 2023.
HORGAN, G. W., ELSTON, D. A., FRANKLIN, M. F., GLASBEY, C. A., HUNTER, E. A., TALBOT, M., KEMPTON, R. A., MCNICOL, J. W., AND WRIGHT, F. Teaching statistics to biological research scientists. Statistician 48, p. 393– 400, 1999.
MCLEOD, S. Constructivism Learning Theory & Philosophy of Education. SimplyPsychology. Website: https://www.simplypsychology.org/. Actualizado el 15 de junio de 2023
METZ, A. M. Teaching Statistics in Biology: Using Inquiry-based Learning to Strengthen Understanding of Statistical Analysis in Biology Laboratory Courses. CBE—Life Sciences Education, v. 7, 2008, p. 317–326. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/23232000_Teaching_Statistics_in_Biology_Using_Inquiry-based_Learning_to_Strengthen_Understanding_of_Statistical_Analysis_in_Biology_Laboratory_Courses.
PÉREZ, J. E.; PÉREZ, I.; OJEDA G. La enseñanza de las ciencias biológicas en la Universidad. SABLE. Revista Multidisciplinaria del Consejo de Investigación de la Universidad de Oriente, v. 18, n. 2, , p. 234-240. 2006. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=427739430018
SANTOYO, R. Algunas reflexiones sobre la coordinación en los grupos de aprendizaje. Perfiles Educativos, p.3-19, 1981.
SCHWARTZMAN, G.; ODETTI, V. Los materiales didácticos en la educación en línea: sentidos, perspectivas y experiencias. En Conferencia Internacional ICDE 2011. III Foro Internacional de Educación Superior en Entornos Virtuales. 2011. Disponible en: http://www.pent.org.ar/publicaciones/materiales-didacticos-educacion-linea-sentidos-perspectivas-experiencias
SERRANO GONZÁLEZ-TEJERO, J.M.; PONS PARRA, R.M. El Constructivismo hoy: enfoques constructivistas en educación. REDIE, Ensenada, v. 13, n. 1, p. 1-27, enero 2011. Disponible en http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412011000100001&lng=es&nrm=iso. Accedido en 14 jun. 2023.
VARGAS MURILLO, G. Recursos educativos didácticos en el proceso enseñanza aprendizaje. Cuadernos Hospital de Clínicas, 58(1), p. 68-74, 2017. Disponible en http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1652-67762017000100011&lng=es&tlng=e. Accedido el 10 jul. 2023.