Utilização do software R para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da análise combinatória

Conteúdo do artigo principal

Adriane Caroline Teixeira Portela
Hugo Henrique Gonsalves dos Santos Oliveira
Denise Nunes Viola

Resumo

Muitos métodos estatísticos se fundamentam na análise combinatória, um conteúdo presente em todos os níveis de ensino que auxilia na construção do pensamento estatístico e probabilístico. Na sociedade atual, altamente tecnológica e digital, há uma valorização significativa da utilização de ferramentas computacionais interativas e gratuitas. Nesse contexto, o estudo propõe uma nova ferramenta computacional no software R, uma árvore de decisão, que auxilia na identificação do tipo de análise combinatória a ser aplicada em um determinado problema. Realizou-se um estudo piloto e constatou-se que a ferramenta pode ser uma opção viável e inovadora para auxiliar no ensino da análise combinatória, pois teve aceitação por parte de seus participantes. A relevância dessa ferramenta está relacionada à aplicabilidade dos conceitos de análise combinatória em diversos contextos do cotidiano, uma vez que sua compreensão auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico e na tomada de decisões. Dessa forma, busca-se contribuir para o desenvolvimento de algumas habilidades necessárias para o letramento estatístico e probabilístico dos alunos.

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Como Citar
Portela, A. C. T., Oliveira, H. H. G. dos S., & Viola, D. N. (2023). Utilização do software R para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da análise combinatória. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e037. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-37
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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