O Desenvolvimento profissional docente no ensino da Estatística na Educação Infantil

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Silvana Carvalho de Almeida
Tamiles da Silva Oliveira
Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Célia Barros Nunes

Resumo

O artigo objetiva analisar as aprendizagens profissionais de duas professoras da Educação Infantil que participaram de um processo formativo com foco no ensino de Estatística. O Processo formativo aconteceu remotamente, devido à pandemia da COVID-19 e foi realizado pela Coordenação de Ensino da Educação Infantil do Município de Itabuna, representando a Liderança Universidade Escola (LUE), em parceria com a Rede Educação Matemática Nordeste. Foram elaboradas sequências de ensino baseadas na metodologia investigativa PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão). Duas professoras foram entrevistadas, as transcrições foram analisadas com Análise Textual Discursiva. Os resultados, apontam três dimensões do Desenvolvimento Profissional Docente: conhecimentos específicos, aprendizagens profissionais e mudanças na prática. As aprendizagens profissionais se referem a: rever práticas para o ensino de conceitos estatísticos; reflexão sobre a prática profissional; processo colaborativo construído na coletividade; engajamento e compromisso do professor; articulação da LUE para o desenvolvimento de estratégias formativas de aprendizagens profissionais.

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Como Citar
Almeida, S. C. de, Oliveira, T. da S., Santana, E. R. dos S., & Nunes, C. B. (2023). O Desenvolvimento profissional docente no ensino da Estatística na Educação Infantil. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e036. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-36
Seção
DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

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