Tabelas de dupla entrada: leitura e cálculo de probabilidades por alunos do ensino médio
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Resumo
A tabela de dupla entrada é uma representação útil para a análise de duas variáveis estatísticas, cujo ensino é essencial na formação do aluno. Esta investigação qualitativa, de carácter descritivo-exploratório, teve como objetivo analisar a leitura e o cálculo de probabilidades em tabelas de dupla entrada efetuados por alunos do ensino médio. Utilizando a técnica de análise de conteúdo, foram analisadas as respostas de 75 alunos a duas tarefas de leitura e a três tarefas de cálculo de probabilidades. Os resultados mostram que a maioria dos alunos domina os primeiros níveis de leitura de Curcio e utiliza a regra de Laplace, ou a regra de três, como estratégia de solução; no entanto, alguns cometem erros, por exemplo, confundem uma probabilidade condicional com a sua inversa. Isto mostra a necessidade de conceber propostas de ensino que abordem os diferentes objetos e processos matemáticos em torno da leitura e cálculo de probabilidades em tabelas de dupla entrada.
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