Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo traz uma abordagem quanto aos desafios do ensino remoto, ocasionado pela pandemia da Covid-19, que trouxe ao ambiente escolar a necessidade de uma nova prática urgente e adaptada a esse novo cenário, cujo o maior entrave se constituiu em estabelecer uma rotina proativa entre o isolamento e a continuidade do ensino. O objetivo da pesquisa é analisar os desafios da educação durante o período do ensino remoto, assim como fazer apontamentos quanto ao preparo ou não dos profissionais e das instituições de ensino. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, fundamentada nas literaturas de Oliveira (2020), Medeiros (2020), além de documentos oficiais e da legislação da área de estudo. Os resultados demonstram as dificuldades do ensino remoto para os pais e profissionais da educação na implementação da modalidade emergencial, além de apresentar as consequências negativas para a aprendizagem dos alunos neste período.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. LDB – Lei de Diretrizes e Bases. 1996.
BRASIL. Lei n° 14.040, de 18 de agosto de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acessado em: 25 mar. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 11/2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 14 nov. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 05/2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 10 nov. 2022.
BRASIL. Portaria nº 343/2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acessado em: 10 abr. 2022.
FGV, Fundação Getúlio Vargas. FGV Social Lança A Pesquisa: "Tempo Para Escola Na Pandemia". Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: https://cps.fgv.br/destaques/ fgv-social-lanca-pesquisa-tempo-para-escola-na-pandemia. Acessado em: 28 abr. 2022.
FGV, Fundação Getúlio Vargas. Educação pode retroceder até quatro anos devido à pandemia, aponta estudo. Rio de Janeiro. 2021. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/educacao-pode-retroceder-ate-quatro-anos-devido-pandemia-aponta-estudo. Acessado em: 28 abr. 2022.
GLOBO. Pandemia fez ensino e papel do professor mudarem. Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Editora Globo. São Paulo, 2020. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Educacao/noticia/2020/10/pandemia-fez-ensino-e-papel-do-professor-mudarem.html. Acessado em: 29 mai. 2021.
G1, Globo. Denúncias de violência contra a criança e o adolescente atingem maior patamar desde 2013. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/04/20/denuncias-de-violencia-contra-a-crianca-e-o-adolescente-atingem-maior-patamar-desde-2013.ghtml. Acessado em: 05 mai. 2021.
G1, Globo. Fechamento de escolas durante pandemia fez Brasil regredir duas décadas em matéria de evasão escolar, diz Unicef. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/04/05/fechamento-de-escolas-durante-pandemia-fez-brasil-regredir-duas-decadas-em-materia-de-evasao-escolar-diz-unicef.ghtml. Acessado em: 27 abr. 2021.
G1, Globo. Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia; 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml. Acessado em: 25 mai. 2021.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
IBGE. Uso de Internet, Televisão E Celular No Brasil. Educa Jovens, 2020. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html. Acessado em: 10 dez. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 2014.
MEDEIROS, Lucineide Barros et al. Resultado da Consulta Pública para Mães, Pais e/ou Responsáveis de Estudantes da Rede Estadual de Educação Básica do Piauí Sobre o Trabalho Remoto Diante da Pandemia de Covid-19. SINTE-PI. Teresina - Piauí, 2020. Disponível em: https://www.sintepiaui.org.br/kcfinder/ files/Resultado%20da%20Consulta%20P%C3%BAblica%20Pais%20maes%20responsaveis.pdf. Acessado em: 16 mai. 2021.
OLIVEIRA, Caroline. Com aulas remotas, pandemia escancara desigualdade no acesso à educação de qualidade. Brasil de Fato. São Paulo - SP, 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/06/04/com-aulas-remotas-pandemia-escancara-desigualdade-no-acesso-a-educacao-de-qualidade. Acessado em: 22 abr. 2021.
POLANCZYK, Guilherme V. O custo da pandemia sobre a saúde mental de crianças e adolescentes. Jornal da USP. São Paulo, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-custo-da-pandemia-sobre-a-saude-mental-de-criancas-e-adolescentes/. Acessado em: 29 mai. 2021.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; JUNIOR, Edmilson Antonio Pereira. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212. Acessado em: 17 mai. 2021.
RAMPAZZO, Lino. Noções de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus o COVID-19! Rev. Cient. Schola Colégio Militar de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil Volume VI, Número 1, Julho 2020. ISSN 2594-7672. Disponível em:
https://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf. Acessado em: 26 mai. 202
SILVA, Esmeralda; et al. Pandemia acentua os casos de violência contra crianças e adolescentes. Rev. Cient. Schola Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil Volume VI, Número 1, Julho 2021.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da Implementação do Ensino Remoto. Revista UFRR. Boletim de Conjuntura (BOCA), ano II, vol. 4, n. 11, Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/SouzaMiranda. Acessado em: 23 mai. 2021.
UNICEF Brasil, Cenpec Educação. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. 56 p. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acessado em: 03 mai. 2021.
UNICEF Brasil. Famílias com crianças e adolescentes são as vítimas ocultas da pandemia”, revela pesquisa do UNICEF. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/familias-com-criancas-e-adolescentes-sao-vitimas-ocultas-da-pandemia-revela-pesquisa-do-unicef. Acessado em: 22 mai. 2021.