A improvisação em dança e a pessoa idosa: reflexões sobre aspectos compositivos e educativos

Conteúdo do artigo principal

Narciso Larangeira Telles da Silva
Patricia Chavarelli Vilela da Silva

Resumo

Neste artigo compartilhamos reflexões oriundas das práticas desenvolvidas na pesquisa de doutorado (em andamento), com adultos (55+), cuja temática é a improvisação em dança. A pesquisa caracteriza-se pela investigação artístico-pedagógica, de abordagem qualitativa e exploratória. Este recorte tem por objetivo refletir sobre os impactos dos saberes sobre percepção, atenção e escuta nas construções de conhecimento vivenciadas nos estudos sobre improvisação em dança. Neste sentido, apresentamos a contextualização geral sobre a improvisação em dança, a seguir discorremos sobre os três norteadores – percepção, atenção e escuta – e seus impactos na improvisação, depois trazemos argumentações sobre a improvisação como experiência educativa. Finalmente, fazemos considerações sobre a potência do estudo da improvisação como um meio para se vivenciar o presente imediato de maneira criativa, consciente de que o improvisador – de qualquer idade – é o compositor das experiências, das decisões portadoras de significados que impactam na construção da cena artística e da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, N. L. T. da, & Silva, P. C. V. da. (2023). A improvisação em dança e a pessoa idosa: reflexões sobre aspectos compositivos e educativos. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e016. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-16
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

BARDET, M. A atenção através do movimento: o método Feldenkrais como disparador de um pensamento sobre a atenção. Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 191-205, jan./abr. 2015.

DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução L. T. Motta; Revisão técnica L. H. M. Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DEWEY, J. Experiência e Educação. 3 ed. Tradução A. Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução V. Ribeiro. São Paulo: Martins, 2010.

ELIAS, M. Improvisação como possibilidade de reinvenção da dança e do dançarino. Revista Pós, Belo Horizonte, v.5, n.10, p. 173-182, novembro, 2015.

FELDENKRAIS, M. Consciência pelo movimento. Tradução D. A. C. Souza. 4 ed. São Paulo: Summus, 1977.

FONSECA, A. M. G. O processo de envelhecimento: conceitos fundamentais. In: CAMPOS, A. C. V.; BERLEZI, E. M.; CORREA, A. H. M. (org.). Envelhecimento: um processo multidimensional. Coleção Envelhecimento: saberes e vivencias. v. 1. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2014.

GUERRERO, M. F. Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança. 2008. 92f. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

LIMA, T. M. A noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. Ilinx – Revista do LUME, Campinas, n.2, novembro 2012.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2 ed. Tradução C. A. Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MUNIZ, Z. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea. 2004. 80f. Dissertação (Mestrado em Teatro). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SADE, C.; KASTRUP, V. Atenção a si: da auto-observação à autoprodução. Estudos de Psicologia, Campinas, v.16, n.2, p. 139-146, maio-agosto, 2011.

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

VASCONCELOS, C. S. Atenção a si: da auto-observação à auto-produção. 2009. 178f. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeira, 2009.