Redação do ENEM: articulação entre as características do gênero textual e as competências exigidas pela Matriz de Referência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar quais as maiores dificuldades apresentadas em redações do ENEM produzidas por alunos do último ano do Ensino Médio, participantes da implementação de uma sequência didática de gêneros. Dificuldades no que se refere à planificação dos elementos característicos do referido gênero, bem como em relação à configuração prescrita pelo ENEM à redação. Para tanto, nos respaldamos no quadro de características do gênero, de Striquer e Souza (2023), e nos documentos orientadores do ENEM, como a Cartilha do participante (BRASIL, 2022). Os resultados demonstram que os maiores problemas identificados nos textos foi em relação a fazer progredir o ponto de vista sobre a temática, elaborar e articular argumentos em defesa do posicionamento exposto e fragilidade também para a construção de proposta de intervenção na estruturação estabelecida pelo ENEM.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_do_enem_2020_-_cartilha_do_participante.pdf Acesso em: 01/12/ 2021.
BRONCKART, J. P. [1999]. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução: Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 35-60.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 81-108.
STRIQUER, M. S. D. O Método de análise de textos desenvolvido pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Eutomia, Recife, n. 1, v. 14, dez./2014, p. 313-334.
STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; SOUZA, Carla Aparecida Nunes de. Um modelo teórico do gênero redação do ENEM. Revista Intercâmbio, v.LIII, e58147, 2023. São Paulo: LAEL/PUCSP.