Redação do ENEM: articulação entre as características do gênero textual e as competências exigidas pela Matriz de Referência

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Carla Aparecida Nunes de Souza
Marilúcia dos Santos Domingos

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais as maiores dificuldades apresentadas em redações do ENEM produzidas por alunos do último ano do Ensino Médio, participantes da implementação de uma sequência didática de gêneros. Dificuldades no que se refere à planificação dos elementos característicos do referido gênero, bem como em relação à configuração prescrita pelo ENEM à redação. Para tanto, nos respaldamos no quadro de características do gênero, de Striquer e Souza (2023), e nos documentos orientadores do ENEM, como a Cartilha do participante (BRASIL, 2022). Os resultados demonstram que os maiores problemas identificados nos textos foi em relação a fazer progredir o ponto de vista sobre a temática, elaborar e articular argumentos em defesa do posicionamento exposto e fragilidade também para a construção de proposta de intervenção na estruturação estabelecida pelo ENEM.

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Como Citar
Souza, C. A. N. de, & Domingos, M. dos S. (2023). Redação do ENEM: articulação entre as características do gênero textual e as competências exigidas pela Matriz de Referência . Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e025. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-25
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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