Uma problematização da emergência das Metodologias do Ensino de Ciências Naturais no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Monteiro Rigue
Guilherme Carlos Corrêa

Resumo

Busca-se, por meio de uma perspectiva genealógica, traçar algumas linhas que permitam compreender as forças que concorreram para o estabelecimento da perspectiva majoritária, estabelecida nas décadas de 1980 e 1990, que orienta a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais nos currículos de formação inicial de professores/as no Brasil. A partir da importante influência de Paulo Freire, Dermeval Saviani e Demétrio Delizoicov, mobiliza-se a atenção para as condições de possibilidades que tornaram possível a consolidação das Metodologias do Ensino de Ciências Naturais. O entrelaçamento dessas forças apresenta o potencial de cultivar estratégias educacionais com estudantes de licenciatura, em detrimento da aplicação, com tintes protocolares, de uma sequência de procedimentos didáticos garantidora da transposição didática dos conteúdos científicos historicamente acumulados pela humanidade, atrelados ao duplo ensino-aprendizagem tão bem acomodados nas garantias da escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rigue, F. M., & Corrêa, G. C. (2023). Uma problematização da emergência das Metodologias do Ensino de Ciências Naturais no Brasil. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e015. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-15
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 14 out. 2022.

COMENIUS, J. A. Didática Magna (3a ed.). São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

CORRÊA, G. C. Perspectiva. Florianópolis, v. 15, n. 27, p. 121-133, jan./jun. 1997.

CORRÊA, G. C. Oficina: apontando territórios possíveis em educação. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

CORRÊA, G. C. O que é a escola?. In: OLY PEY, M. (Org.). Esboço para uma história da escola no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Achiamé, p. 51-84, 2000.

CORRÊA, G. C. Educação, comunicação, anarquia: procedências da sociedade de controle no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006.

CORRÊA, G. C. EJA, educação e escolarização. In: ANPED Sul, 10, 2014. Anais... X Reunião Científica da ANPED, Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2014, p. 01-12.

DE LA FARE, M.; CORRÊA, G. C. A EJA como analisador de práticas educacionais em contextos de expansão da escolaridade. Educação Por Escrito, v. 6, n. 2, p. 339-352, 2015.

DELEUZE, G. Lógica do Sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva. Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

DELIZOICOV, D. Uma no cravo, outra na ferradura, s/d.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MARTINAZZO, C. J. Pressupostos filosóficos-políticos para uma pedagogia progressista: Histórico-crítica. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 18, n. 2, p. 75-114, 1993.

RIGUE, F. M. Uma Genealogia da Formação Inicial de professores de Química no Brasil. 2020. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - UFSM, Santa Maria.

RIGUE, F. M.; CORRÊA, G. C. Uma genealogia da Didática pelo viés da Formação Inicial de professores de Química no Brasil. Acta Scientiarum Education (Online), v. 43, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.57322

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1980.

SAVIANI, D. O legado de Karl Marx para a educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 72-83, mai., 2018. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26557

VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a Didática. Campinas, SP: Papirus, 1988.