Coordenação pedagógica e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades

Conteúdo do artigo principal

Maria Irene Miranda
Daniela Silva de Paula

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), cujo objeto de investigação foi a atuação da coordenação pedagógica junto às professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas municipais de Uberlândia. Os objetivos do estudo consistiram em analisar: a atuação da coordenação pedagógica junto a professoras do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; e os desafios que emergem da interação entre a coordenação pedagógica e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que reverberam nos processos de ensino e aprendizagem. Metodologicamente o trabalho está fundamentado nos princípios da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Grupo Focal (GF) com as coordenadoras e Entrevista Semiestruturada (ES) com as professoras. A análise evidencia que as coordenadoras e professoras são protagonistas nos processos de ensino e aprendizagem, em especial no período de alfabetização. Dessa forma, necessitam construir parcerias e efetivar o trabalho coletivo para enfrentamento dos desafios e contradições que permeiam o contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda, M. I., & Paula, D. S. de. (2023). Coordenação pedagógica e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e010. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-10
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da Faeeba Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jun. 2013. Semestral. Disponível em: http://www.mnemos.unir.br/uploads/13131313/arquivos/Marli_Andr__O_que___um_Estudo_de_Caso_417601789.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.753.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortes, 2003.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Da Pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves; FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro (org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: Processos e Práticas. Santos): Universitária Leopoldianum, 2016. p. 17-31.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIRA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 17-34.

PAULA, Daniela Silva de. Atuação da coordenação pedagógica junto as professoras alfabetizadoras de escolas municipais de Uberlândia/MG: contribuições, desafios e possibilidades. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5003.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2019.