Explicação oral para o ensino de construção de gráficos

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Rita de Cássia Gonçalves Muniz
Gilda Lisbôa Guimarães

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a explicação oral de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental em aulas de construção de gráfico, considerando o domínio conceitual, concepção didática, linguagem oral e gestual das professoras, representações visuais e o contexto da aula (presencial e remota). Observamos que, independente do ambiente (remoto ou presencial), as professoras apresentaram propostas didáticas não desafiadoras e lacunas de domínio conceitual, observadas na linguagem oral e gestual utilizada. O estudo da enunciação da explicação oral contribuiu de maneira fundamental para compreendermos os processos de ensino dos professores, tanto remoto quanto presencial. Acreditamos que, para além de ser uma maneira de investigar o ensino, é importante que nós professores reflitamos sobre o que e como falamos na busca da aprendizagem de nossos alunos.

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Como Citar
Muniz, R. de C. G., & Guimarães, G. L. (2023). Explicação oral para o ensino de construção de gráficos. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e009. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-9
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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