Práticas pedagógicas em educação especial na pandemia da covid-19: uma revisão de literatura

Conteúdo do artigo principal

Alexsandra dos Santos Rosa
Fabiane Romano de Souza Bridi

Resumo

Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada nas bases de dados: CAPES; SCIELO e BDTD/IBICT, no período de 2020 a 2022. Objetiva identificar e reunir a produção científica realizada no cenário da pandemia da Covid-19, relacionadas aos desafios e efeitos emergentes nas práticas pedagógicas dos professores de educação especial que atuam no Atendimento Educacional Especializado. As buscas nas bases de dados identificaram 1381 ocorrências que, após passarem pelos filtros, critérios de inclusão e exclusão, resultaram em sete produções para análise.  Identificou-se que nas bases selecionadas ainda são encontrados poucos estudos relacionados à prática pedagógica do professor de educação especial neste período. A análise aponta que o grande desafio foi reinventar a docência na pandemia, especialmente ao ter como recurso disponível o tecnológico. Foi preciso reordenar as formas interventivas e desenvolver uma variedade de atividades, métodos e materiais diversificados.


PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial. Práticas pedagógicas. Atendimento Educacional Especializado. Covid-19.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosa, A. dos S., & Bridi, F. R. de S. (2023). Práticas pedagógicas em educação especial na pandemia da covid-19: uma revisão de literatura . Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e027. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-27
Seção
DEMANDA CONTÍNUA
Biografia do Autor

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

He holds a degree in Special Education from the Federal University of Santa Maria (UFSM/2000). Specialization in Special Education from the Federal University of Santa Maria (UFSM/2001) and Specialization in Psychopedagogy - Clinical and Institutional Approach from the Franciscan University Center (UNIFRA/2002). He completed his Master's Degree in Education from the Federal University of Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2004) with the work entitled "The place of differences and the configurations of school spaces". She is a member of the Center for Studies in School Inclusion Policies - NEPIE/UFRGS as a researcher. She was a professor at the Department of Education at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC/2007-2011) and coordinator of the Specialization Course in Psychopedagogy - Clinical and Institutional Approaches of UNISC. She was a teacher at the Municipal Education Network of Santa Maria with expertise in specialized educational care with students in situations of inclusion. He completed his PhD in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011) with the thesis "Identification and diagnosis processes: students with mental disabilities in the context of specialized educational care". She joined the Federal University of Santa Maria in 2011, and is currently an Associate Professor in the Department of Special Education, linked to the Graduate Program in Education and the Graduate Program in Public Policies and Educational Management of the Federal University of Santa Maria. She coordinates the Center for Studies and Research on Schooling and Inclusion (NUEPEI/UFSM) and works in the areas of education, special education and psychopedagogy, with emphasis on inclusive processes.

Referências

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos-organizacionais. Acesso em: 27 jan, 2023.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.asp. Acesso em 13 out. 2023

BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf. Acesso 13 out. 2023.

BRASIL. Ministério de Educação. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI/MEC. Brasília: SEE, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 24 set. 2023.

BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em 08 out. 2023.

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 13 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm#:~:text=Institui%20a%20Lei%20Brasileira%20de,Estatuto%20da%20Pessoa%20com%20Defici%C3%AAncia). Acesso em 13 out. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais enquanto durar a situação de Pandemia do Novo Coronavírus- COVID-19. Diário Oficial da União, 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/PORTARIAN342DE17DEMARODE2020DelegacompetnciaaoSecretrioExecutivo.pdf. Acesso em 14 fev.2023.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, 2020b. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandem ia%20da%20COVID%2D19. Acesso em 15 fev. 2023.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 11, de 7 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-CNE-CP-11-2020.pdf. Acesso em 13 out. 2023.

CAMIZÃO, A. C..; CONDE, P. S..; VICTOR, S. L. A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial? Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. e245165, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193211. Acesso em: 8 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165.

CURY, C. R. J. et al. O Aluno com Deficiência e na Pandemia. ISSUP. 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.issup.net/files/2020-07/O%20aluno%20com%20defici%C3%AAncia%20na%20pandemia%20-%20I.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

ESPER, M. V. et al. Atuação do professor de educação especial no cenário da pandemia de covid 19. Relato de Pesquisa • Revista Brasileira de Educação Especial v. 28, p. 227-242 • Jan-Dec 2022 • https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0092. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/JxgS8pmK3RgD3dP3t4mnJZx/abstract/?lang=en#. Acesso em: 16 fev. 2023.

FACHINETTI, T. A.; SPINAZOLA, C. de C.; CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva no contexto da pandemia: relato dos desafios, experiências e expectativas. Educação em Revista, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 151–166, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/10992. Acesso em: 19 out. 2023. Acesso em: 16 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192. 2021.v22n1.p151.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Thesaurus Brasileiro da Educação. INEP, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/gestao-do-conhecimento-e-estudos-educacionais/cibec/terminologia. Acesso em 11 fev. 2023.

MARCATO, D.; FERNANDES, I. Pandemia e práticas da Educação Especial inclusiva: breve análise. Concilium, [S. l.], v. 22, n. 5, p. 606–620, 2022. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/486. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-486-575.

REIS, C. M. de B.; FONSECA, V. L. da; VIEIRA JUNIOR, N. O atendimento ao aluno especial em tempos de pandemia: espaços ocupados? Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 10, p. e319101018937, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18937. Acesso em: 18 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18937.

RIBEIRO, E. B. V..; COSTA, S. K. H. T. Reflexões acerca dos desafios do trabalho remoto nas salas de recursos multifuncionais durante a pandemia de Covid-19. Revista Alterjor, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 55-71, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/197470. Acesso em: 16 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v26i2p55-71.

ROCHA, G. F. S., & VIEIRA, M. F. (2021) Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota. Dialogia, São Paulo, 39, p. 1-14. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20600. Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20600.

SOUZA, N. R. Atendimento Educacional Especializado (AEE) no período de pandemia COVID-19: Encontrando alternativas diante da suspensão das aulas presenciais. Rev. Psicopedagogia, v. 38, n. 117, supl. 1, p, 104-13, 2021. disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v38n117s1a12.pdf. Acesso em 13 out. 2023.

VIEIRA, J. L.; CARDOSO, C. de N. A.; SILVA, E. G. N. da. Aprendizagem remota em tempos de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, pág. e470101321329, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21329. Acesso em: 18 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21329.