Do invisível ao insensível na escola: trajetórias de amarguras e sofrimentos de alunos sem voz

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Vinicius Kapicius Plessim

Resumo

O artigo tem como objetivo estudar a posição em que os discentes ocupam dentro da escola nas percepções de seus professores. Através de doze entrevistas realizadas, com educadores que lecionam na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, instituição localizada no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, procuramos compreender as diferentes leituras que esta categoria profissional realizou sobre os seus estudantes. Levantamos a hipótese de que o discurso pelo fracasso na escola do estudante se pauta em prerrogativas pedagógicas e se esquecem de investigar as naturezas comportamentais dos discentes em suas origens sociais. O estudo procura dar voz a estes professores, esquecidos e silenciados em face de um trabalho marcado pela precarização e as constantes agressões sofridas. Como um exercício de escuta, nas falas dos depoentes tornou-se possível trazer questões como: a violência escolar, a relação família e escola, e por último, a posição ocupada pelo magistério no trabalho.

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Como Citar
Plessim, V. K. (2023). Do invisível ao insensível na escola: trajetórias de amarguras e sofrimentos de alunos sem voz. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e022. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-22
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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