Letramento estatístico e atos dialógicos na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva analisar a emergência de atos dialógicos em situações de letramento estatístico na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos embasamos na perspectiva de letramento estatístico de Iddo Gal e na proposição de atos dialógicos discutida na Educação Matemática Crítica. Os dados apresentados se referem a um recorte de uma pesquisa de doutoramento com reflexões sobre a Educação Estatística para o exercício da cidadania crítica. Trata-se de uma proposta formativa realizada remotamente com um total de 9 professores durante quatro encontros que envolveram comunicações síncronas pelo Google Meet e assíncronas pelo WhatsApp. Os resultados evidenciam a constituição de atos dialógicos associados a explorações dos contextos de comunicação. Aspectos fundantes para um diálogo como a escuta ativa, fazer investigação, manter a igualdade e correr riscos colaboraram para o compartilhamento de múltiplos pontos de vista para se pensar o ensino de Estatística na perspectiva do letramento estatístico.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2006, 160 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2018.
CAZORLA, I. M.; GIORDANO, C. O papel do letramento estatístico na implementação dos temas contemporâneos transversais na BNCC. In: MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: UFPE, 2021. Cap. 3. p. 9-516.
CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento
Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010. 155 p.
CARVALHO, L.; MONTEIRO, C.; CAMPOS, T. Interpretação de gráficos como uma atividade que envolve fatores visuais e conceituais. Anais Sipem, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 135-144, jun. 2009.
CARVALHO, L. M. T. L. Educação Estatística e pandemia Covid-19: possibilidades do contexto para o letramento estatístico. Projeto de pesquisa Institucional. Universidade Federal de Pernambuco. 2020. Processo n. 23076.043015/2020-43.
FAUSTINO, A. Como você chegou a esse resultado?: o diálogo nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 232 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GAL, I. Adults Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, The Hague, v. 70, n. 1, p. 1-25, abr, 2002.
MARIETTO, Marcio Luiz. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação do método. Revista Ibero-Americana de Estratégia, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 05-18, jul. 2018.
MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: Ufpe, 2021. 516 p.
OLIVEIRA, S. Educação Estatística em escolas do povo Xukuru do Ororubá. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.