Letramento estatístico e atos dialógicos na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

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Sérgia Andréa Pereira de Oliveira
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

Resumo

Este artigo objetiva analisar a emergência de atos dialógicos em situações de letramento estatístico na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos embasamos na perspectiva de letramento estatístico de Iddo Gal e na proposição de atos dialógicos discutida na Educação Matemática Crítica. Os dados apresentados se referem a um recorte de uma pesquisa de doutoramento com reflexões sobre a Educação Estatística para o exercício da cidadania crítica. Trata-se de uma proposta formativa realizada remotamente com um total de 9 professores durante quatro encontros que envolveram comunicações síncronas pelo Google Meet e assíncronas pelo WhatsApp. Os resultados evidenciam a constituição de atos dialógicos associados a explorações dos contextos de comunicação. Aspectos fundantes para um diálogo como a escuta ativa, fazer investigação, manter a igualdade e correr riscos colaboraram para o compartilhamento de múltiplos pontos de vista para se pensar o ensino de Estatística na perspectiva do letramento estatístico.

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Como Citar
Oliveira, S. A. P. de, & Carvalho, L. M. T. L. de. (2023). Letramento estatístico e atos dialógicos na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e013. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-13
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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