A percepção de professores sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na Educação Básica

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Fernanda Serpa Cardoso
Guilherme Marques Soares
Bianca da Cruz Lima Gonçalves

Resumo

Nos últimos séculos, o uso da tecnologia digital avançou, impactando as relações pessoais.  Os dispositivos eletrônicos permitiram que, durante a pandemia causada pelo Sars-Cov-2, houvesse busca pela continuidade no ensino, trazendo novos desafios aos alunos e professores. O artigo relata os impactos do ensino remoto durante a pandemia na concepção de 45 professores da Educação Básica. Para isso, foi aplicado um questionário semi-estruturado, visando explorar as maneiras encontradas por eles para se adequarem à modalidade, como foram redimensionadas as práticas pedagógicas e investigar a relação professor-aluno. Os resultados apontaram que, de modo geral, houve maior demanda de tempo para a preparação das aulas e menor interação entre os professores e seus alunos. Além disso, foi observada diferença no que tange ao ensino das escolas públicas e privadas. Conclui-se que foram muitos os impactos causados pelo ensino remoto durante a pandemia da COVID 19, necessitando repensar a educação para os próximos anos.

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Como Citar
Cardoso, F. S., Soares, G. M., & Gonçalves, B. da C. L. (2022). A percepção de professores sobre as consequências da pandemia da COVID 19 na Educação Básica. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e051. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-51
Seção
DOSSIÊ 3 - A ESCOLA NOS DIAS ATUAIS: E AGORA?

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