Apresentação DOSSIÊ: “A escola nos dias atuais: e agora?”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dada a situação causada pelo Covid-19, a necessidade de mudanças nos currículos, no processo de avaliação, na formação de professores e na construção dos processos de ensino e aprendizagem, já anunciada em inúmeros estudos e pesquisas, ganhou novas proporções. Neste contexto, regras nunca antes vivenciadas, foram colocadas em práticas no contexto escolar. Assim, neste momento em que se vive ainda a Pandemia do Covid-19, os profissionais de educação têm enfrentado desafios e buscado alternativas para reinventar suas práticas, redescobrir suas habilidades e adaptar o currículo. Uma das melhores notícias que emerge desse contexto é a emergência, em todo o mundo, de se (re)construir a Escola hoje e reafirmar seu compromisso público com a democratização e o acesso à educação. (Re)pensar o presente, (re)definir novos rumos ou (re)descobrir novos jeitos de caminhar ((RE)CONSTRUIR A ESCOLA HOJE) é um dos desafios que vêm sendo enfrentado pelos profissionais de educação, pais e sociedade em geral, sobretudo neste momento em que a escola precisa (cor)responder aos desafios dos dias atuais, como são, por exemplo, a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem por meio das aulas remotas e, ainda, a busca de alternativas para democratizar o acesso à Educação Remota. É nesse contexto que se insere o dossiê: A ESCOLA NOS DIAS ATUAIS: E AGORA? e que reuni 11 estudos e pesquisas e 02 entrevistas sobre a Escola, neste contexto de enfrentamento à pandemia do Covid-19, e, assim, discute sobre o presente no sentido de (re) descobrir - quem sabe - outros jeitos de construir a educação.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.