A inserção de temáticas transversais e o ensino de Geografia em tempos de polarização ideológica: em foco a Rede Estadual de Educação de Goiás

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Marcos Pedro da Silva
Miriam Aparecida Bueno
Lana de Souza Cavalcanti

Resumo

O presente artigo está inserido no contexto sociopolítico e educacional de temáticas consideradas “polêmicas”, em tempos de polarização ideológica. Objetiva analisar a inserção de temáticas transversais nos currículos, no âmbito da Rede Estadual de Educação de Goiás, com foco no movimento de abordagem dessas temáticas, a partir das orientações da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – Seduc, considerando o contexto pandêmico. Para o desenvolvimento deste estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa, valendo-se de fontes bibliográficas, documentais com a utilização de dados oficiais. A análise e discussão ocorreram a partir de duas temáticas no âmbito da rede e, especificamente com olhar voltado ao ensino de Geografia. Considerou, ao fim, que as temáticas transversais sempre foram adotadas na Rede Estadual de Educação de Goiás, a partir dos documentos mandatórios em um movimento de ações, que sinalizam para uma maior efetividade, sem entrar na seara da polarização do debate, fazendo o papel que lhe cabe, por meio das orientações pedagógicas. Isso não se evidenciou de forma evidente na materialização do componente curricular de Geografia.

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Como Citar
Silva, M. P. da, Bueno, M. A., & Cavalcanti, L. de S. (2022). A inserção de temáticas transversais e o ensino de Geografia em tempos de polarização ideológica: em foco a Rede Estadual de Educação de Goiás. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e031. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-31
Seção
DOSSIÊ 2: ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA EM TEMPOS DE HIPERCONECTIVIDADE E POLARIZAÇÃO DE IDEIAS

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