A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver melhor
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto apresenta reflexões sobre a importância do ensino de Geografia escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a necessidade da formação qualificada dos professores. Apresenta pressupostos que destacam a indissociabilidade da humanização na produção do espaço geográfico, e o desafio que se coloca aos docentes na busca pela constituição de um espaço pedagógico que dialogue, ouça e proponha geografias com as crianças, no contexto de abundância informacional, hiperconectividade e complexas relações sócio-políticas. Assume o compromisso epistêmico de propostas pedagógicas que aventem leituras e visões de mundo diversas, contribuindo para que a escola seja um espaço de reflexão mais capacitada. Mobilizados pela temática, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e levantamento documental no Catálogo de Teses e Dissertações no Portal da Capes, a partir da produção acadêmica stricto sensu (mestrado e doutorado), em instituições públicas federais, publicadas no período de 2010 até 2020. A investigação reiterou a premência de novas leituras da escola, das pesquisas e do mundo.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ANDRADE, Maria do Socorro Pereira de Sousa. A educação geográfica com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental: as bases conceituais humanistas no estudo do lugar. Universidade Federal do Piauí, 2013. 235 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2015.
BRASIL. Lei nº 9.393, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 dez. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6324-pceb011-10&Itemid=30192. Acesso em: 5 jan. 2022.
BOMFIM, Marcia Virginia Pinto. A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: entre a realidade e as possibilidades. Universidade Federal de Goiás, 2015. 233 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n° 79, Agosto/2002.
GALIMBERT, Cláudia Aparecida da Silva. No folhear das páginas, um estudo das práticas pedagógicas geográficas nos anos iniciais da EMEF Bento Gonçalves - São Leopoldo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
HAMMES, Care Cristiane. O olhar interdisciplinar na prática docente em Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: linguagem simbólica em fenomenologia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2015. 171 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.
KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
KAERCHER, Nestor André; TONINI, Ivaine Maria. Artesania, felicidade, empatia: assuntos não geográficos para o estagiário de geografia construir sua identidade docente. 2017. p. 251-273. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/index. Acesso em: 20 jan. 2018.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
NETO, Raimundo Nunes Pimentel. A Representação Social de Geografia pelas Professoras e Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Federal do Piauí, 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010.
LOPES, Jader Janer Moreira. A “natureza” geográfica do desenvolvimento humano: diálogos com a teoria histórico-cultural. In: TUNES. Elisabeth (Org.). O fio tenso que une a psicologia à Educação. Brasília: UniCEUB, 2013. p. 125-136.
LOPES, Jader Janer Moreira. O ser e estar no mundo: a criança e sua experiência espacial. In: ______; MELLO, Marisol Barenco de (Orgs.). “O jeito de que nós crianças pensamos sobre certas coisas”: dialogando com lógicas infantis. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. p. 119-132.
LOPES, Jader Janer Moreira.; PAULA, Sara Rodrigues Vieira de. Que vozes vivem e morrem nas paisagens? Geografias das infâncias e acabamentos outros. In: VALLERIUS, Daniel Malmann; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan Alves dos (Orgs.). Ensino de Geografia, Cidadania e Redes Colaborativas. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022. p. 125-144.
LUDWIG, Aline Beatriz. O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência no quinto ano. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos. A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar a partir da formação e da prática pedagógica dos professores do município de Alagoa Grande – PB. Universidade Federal da Paraíba, 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
MORAES, Ismael Donizete Cardoso de. A Formação Continuada do Professor dos Anos Iniciais e o Ensino de Geografia: o conceito de lugar em uma perspectiva do ensino desenvolvimental. Universidade Federal de Goiás, 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
NOVACK, Suelen Ramos. O Ensino da Cartografia a partir das propostas de Alfabetização Cartográfica nos Livros Didáticos de Geografia para os Anos Iniciais. Universidade Federal de Pelotas, 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
PASCAL, Guilherme Macedo. O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva a partir da análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2013. Universidade Federal de São Paulo, 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.
PIRES, Viviane Regina. O significado da leitura do espaço por intermédio de proposta de letramento cartográfico nos anos iniciais. Universidade Federal de Santa Maria, 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
RAMOS, Ana Paula Borges. O estudo do meio nos anos iniciais do ensino fundamental como possibilidade de entrelaçar a Geografia e a educação ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental). Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
REGO, Nelson. Geração de ambiências: três conceitos articuladores. In: ______ et al. Saberes e práticas: construção de sujeitos e espaços sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
RODRIGUES, Maira Freitas de Araújo. Geografia monstro: um currículo assombroso nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
SILVA, Maria Rejane. O ensino-aprendizagem das categorias geográficas nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Riacho das Almas – PE. Universidade Federal da Paraíba, 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
SILVA, Karen Roberta Soares da. Geografar, alfabetizar com fantoches, é só começar!'
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SILVA, Luan do Carmo da. O conceito de lugar no livro didático e o processo de ensino aprendizagem. Universidade Federal de Goiás, 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
SILVA, Mariana Vasconcelos da. A questão agrária e o ensino de Geografia nos anos iniciais em Ilha Solteira (SP): relação campo-cidade e novas práticas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2016.
SILVA, Samara Mirelly da. A presença dos conceitos estruturadores do conhecimento geográfico nos cursos de pedagogia em Minas Gerais. Universidade Federal de São João Del-Rei. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2017.
SOUZA, Malu Itala Araujo. O ensino de Geografia e a mobilização de conceitos nos anos iniciais: uma leitura da paisagem a partir dos conteúdos relevo-solo-rocha. Universidade Federal de Goiás, 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
THEVES, Denise W. Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne: geografia e existência que (trans)formam a mim e meus alunos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. 240 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
TONINI, Ivaine Maria. Movimentando-se pela web 2.0. para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André. (OrgS.). Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2013. p. 49-61.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico, livro para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.