Uma geometria para ensinar de José Augusto Coelho

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Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
Francisca Janice dos Santos Fortaleza

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutoramento da primeira autora, que está alinhada a um projeto amplo de investigação. A tese objetiva caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares. Neste artigo, objetivamos caracterizar a geometria para ensinar que se manteve estável na produção de José Augusto Coelho. Essa caracterização deu-se a partir dos documentos históricos mencionados, considerando as determinações sobre como transformar informações dispersas em saberes sistematizados. Os resultados apontam que a geometria para ensinar sistematizada por Coelho mobiliza a geometria euclidiana e orienta que a apresentação dos objetos de ensino aconteça de forma intuitiva, via decomposições sucessivas, dos sólidos ao ponto. Há a indicação de que após essa apresentação façam-se recomposições, caminhando à sistematização das formas como objetos ideais. Isso nos permite caracterizar a geometria para ensinar de Coelho como geometria intuitiva-tradicional para ensinar.

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Como Citar
Rocha, M. L. P. C. ., & Fortaleza, F. J. dos S. . (2022). Uma geometria para ensinar de José Augusto Coelho. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e020. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-20
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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