O Laboratório de Ensino como espaço formativo para docentes que ensinam Matemática

Conteúdo do artigo principal

Simone Xavier Meurer
Fabio Alexandre Borges
Wellington Hermann

Resumo

No presente artigo, de cunho bibliográfico, discutem-se os aspectos emergentes em pesquisas brasileiras que relacionam o Laboratório de Ensino com a formação dos docentes de Matemática. Para este fim, foram considerados os artigos publicados em periódicos científicos brasileiros online divulgados no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), que abordassem o papel dos laboratórios na formação de professores de Matemática, resultando em sete trabalhos selecionados, a partir da aplicação do critério de que contivessem a palavra “laboratório” no título. Em complemento, também foi realizada uma busca no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavras “laboratório”, “formação” e “matemática”, de modo que o título dos textos contivesse as três palavras, simultaneamente. Com tais critérios foram obtidas como resultado das buscas cinco dissertações e duas teses. A análise dos textos foi orientada pela Análise de Conteúdo, a partir da definição das seguintes unidades de análise: i) O papel dos laboratórios na formação de professores de acordo com as pesquisas brasileiras; ii) O Laboratório enquanto instrumento de desenvolvimento das práticas docentes; iii) A utilização do Laboratório para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Os resultados apontam que o ambiente proporcionado pelo Laboratório de Ensino de Matemática possui potencialidades que permitem o desenvolvimento de novas alternativas metodológicas, além de oportunidades de reflexão e discussão acerca da prática docente, capazes de contribuir para a melhoria do processo formativo do professor e do ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Meurer, S. X., Alexandre Borges, F., & Hermann, W. (2023). O Laboratório de Ensino como espaço formativo para docentes que ensinam Matemática. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e005. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-5
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

BERTONI, N.E.; GASPAR, M.T.J. Laboratório de ensino de matemática da Universidade de Brasília: Uma trajetória de pesquisa em educação matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In: LORENZATO, Sergio Aparecido (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

CABRAL, Natanael Freitas. Contribuições do laboratório de educação matemática para a formação inicial de professores: saberes práticos e formação profissional. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2010.

CAMPOS, R. C.; FERREIRA, F.C. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática. UFSC, Santa Catarina, SC, Brasil, v. 14 n.1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e35781.

CAVALCANTI, Lialda Bezerra. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de ensino de matemática na formação inicial de professor de matemática na modalidade EaD. 2014. 297 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2018.

COSTA, Jaqueline Gomides da. O laboratório de educação matemática na formação continuada do professor de matemática. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

CURY, Fernando Guedes. A presença de ideias de Rousseau, Pestalozzi e Piaget nas pesquisas brasileiras sobre o laboratório de ensino de matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/8881.

EWBANK, W. A. Wuat? Why? When? How?/ The Mathematics Laboratory. Alberta, USA, National Council of Teachres of Mathematics (NCTM), 1977.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog. Brasília, v. 97, n. 247 (2016). Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, J. B.; CEVALLOS, I. O laboratório de ensino de matemática da Escola Estadual Padre Tiago: A visão dos professores sobre a sua utilização e implicações no processo de ensino e aprendizagem. COINSPIRAÇÃO: Revista de Professores que Ensinam Matemática, v. 1 n. 2 (2018). Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/32.

KHIDIR, K. S.; GONÇALVES, P. G. F.; RODRIGUES, R. F. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores: perspectivas e experiências da UFT e da UFCA. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 3, p. 49-57, 2018.

KINDEL, D. S; OLIVEIRA, R. Espaços de formação matemática: Laboratórios, Feiras e Mostras. Boletim GEPEM, n. 69, 2016. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/91/398.

LAGAR, Fabiana. Margarita. G. Concepções de formação docente. In: IV EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2011, Goiânia - GO. Anais do IV Edipe - CEPED - UEG, 2011.

LORENZATO, Sergio Aparecido. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio Aparecido (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

LOPES, J. de A.; ARAUJO, E. A. de. O laboratório de ensino de matemática: implicações na formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 57–70, 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647016. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v15i27.8647016.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVEIRA, Renata Rodrigues de Matos. Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente. Dissertação (Mestrado Profissional Educação e Docência). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Materiais Manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

PINTO, N. K. D.; CONTI, K. C. Percepções de licenciandos em Matemática sobre o uso do Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão-Pr, v.09, n.19, p.484-508, jul.-out. 2020.

PONTE, J. P. (2014). Formação do professor de matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: IE/UL, 343-358.

RÊGO, Rômulo Marinho do; RÊGO, Rogéria Gaudêncio do. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sergio Aparecido (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3.ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

RODRIGUES F. C.; GAZIRE. L. S. Os diferentes tipos de abordagem de um laboratório em matemática e suas contribuições para a formação de professores. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 114-131, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n1p114.

SANTOS, M. G. Laboratório de educação matemática "Zaira da Cunha Melo Varizo": um mosaico sobre a formação de professores no IME/UFG. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

SILVA. Américo Junior Nunes da. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. 2014. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

TURRIONI, Ana Maria Silveira. O Laboratório de Educação Matemática na Formação Inicial de Professores. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – UNESP. Rio Claro, 2004.

TURRIONI, A. M. S.; PEREZ, G. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3 ed. - Campinas: Autores Associados, 2012.