Escritos de Thereza Pereira Rocha: de Pestalozzi à Thorndike, saberes para ensinar problemas aritméticos

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Bruna Lima Ramos Giusti
https://orcid.org/0000-0002-5561-868X
Andreia Fernandes de Souza
https://orcid.org/0000-0002-5429-0280

Resumo

Esse artigo propõe observar as sistematizações na constituição do saber profissional, com base nas de apropriações feitas por Thereza Pereira da Rocha, em seu caderno datado do ano de 1958, no qual registrou anotações de um curso de aperfeiçoamento. Utilizaram-se como metodologia os seguintes conceitos: processos (BURKE, 2016), saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHENEUWLY, 2017) e, mais próximo desse objetivo teórico, os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017). Entende-se que os saberes registrados no caderno remetem a preceitos anteriores à produção desse documento, mais especificamente a dois autores: Pestalozzi e Thorndike. O primeiro autor marca a disseminação do método intuitivo nos anos finais do século XIX, no Brasil. O segundo, a partir dos avanços a respeito do desenvolvimento infantil, propõe mudanças em relação ao ensino de aritmética no início do século XX. Como conclusões, indica-se que no caderno há preceitos difundidos por esses autores, o que representa que o ensino de aritmética não descartou simplesmente ideias anteriores e, sim, incorporou-as no ensino dito “moderno”.

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Como Citar
Giusti, B. L. R. ., & Souza, A. F. de . (2022). Escritos de Thereza Pereira Rocha: de Pestalozzi à Thorndike, saberes para ensinar problemas aritméticos. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e017. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-17
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

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