Aprender ensinando e a possibilidade de ativar os mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão: estudo envolvendo futuros professores

Conteúdo do artigo principal

Cleci Teresinha Werner da Rosa
https://orcid.org/0000-0001-9933-8834
Luiz Marcelo Darroz
Jean Carlos Nicolodi
https://orcid.org/0000-0002-4999-104X

Resumo

Este trabalho se ocupa de analisar a atividade de aprender ensinando, particularmente relacionado à sua potencialidade para identificar incompreensões e incertezas do conhecimento. A partir de um estudo envolvendo participantes de um projeto de aulas de monitoria em uma universidade brasileira, a investigação analisou a tomada de consciência destes alunos em termos do favorecimento da estruturação das aulas para identificar lacunas de aprendizagem. A investigação recorreu a entrevistas para responder ao questionamento central: o ato de ensinar na forma de monitoria oportuniza ao seu executor uma reflexão metacognitiva? A metacognição foi entendida como a capacidade dos sujeitos de monitorar e controlar suas compreensões, o que pode ser associado à identificação de incompreensões e incertezas do conhecimento. Os resultados apontaram que os estudantes apoiadores veem na atividade a oportunidade de aprender, sobretudo, no momento em que estão explicando o conteúdo. Além disso, o estudo explicita a importância de identificar lacunas de compreensão como forma de qualificar a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosa , C. T. W. da ., Darroz , L. M. ., & Nicolodi , J. C. . (2022). Aprender ensinando e a possibilidade de ativar os mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão: estudo envolvendo futuros professores. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e016. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-16
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicología Educativa: un punto de vista cognoscitivo. 2 ed. México: Editora Trillas, 1983.

BARGH, J. A.; SCHUL, Y. On the cognitive benefits of teaching. Journal of Educational Psychology, v. 72, n. 6, p. 583-604, 1980.

BENWARE, C. A.; DECI, E. L. Quality of learning with an active versus passive motivational set. American Educational Research Journal, v. 21, p. 755–765, 1984.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

CHIN, C.; OSBORNE, J. Students' questions: a potential resource for teaching and learning science. Studies in science education, v. 44, n. 1, p. 1-39, 2008.

CORTEZ, J.; DARROZ, L.M. O ensino de Física no projeto aluno apoiador e a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. Vivências: revista eletrônica de extensão da URI, Erechim, v. 13, n. 24, 2017.

DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, v. 20, n. 24, p. 213-225, 2004.

DURAN, D. Learning-by-teaching. Evidence and implications as a pedagogical mechanism. Innovations in education and teaching international, v. 54, n. 5, p. 476-484, 2016.

ENGLE, R. A., FAITH, R. C. Guiding principles for fostering productive disciplinary engagement: explaining an emergent argument in a community of learners classroom. Cognition and Instruction, v. 20, n. 4, p. 399-483, 2002.

FIORELLA, L.; MAYER, R. E. Role of expectations and explanations in learning by teaching. Contemporary educational psychology. v. 39, n. 2, p. 75–85, 2014.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L.B. (Ed.). The nature of intelligence. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1976.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Plageder, 2009.

HMELO-SILVER, C. E. Problem-based learning: what and how do students learn? Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 235-266, 2004.

JAEGER, C. C.; RENN, O.; ROSA, E. A.; WEBLER, T. Risk, uncertainty, and rational action. Sterling, VA: Earthscan, 2001.

LOYENS, S. M.; RIKERS, R. M. J. P. Instruction based on inquiry. In: MAYER, R. E.; ALEXANDER, P. A. Handbook of Research on Learning and Instruction. New York: Routledge, 2011.

MOTA, A. R.; ROSA, C. T. W. da. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018.

NELSON, T. O. Metamemory: A theoretical framework and new findings. In: BOWER, G. (Ed.). The psychology of learning and motivation. New York: Academic Press, 1990.

NELSON, T. O.; NARENS, L. Why investigate metacognition. In: METCALFE, J.; SHIMAMURA, A. P. (Eds.). Metacognition: knowing about knowing. Cambrigde: ABB, 1994.

OTERO, J. C.; ROSA, C. T. W. Student-centred Inquiry and the Awareness of one’s own lack of knowledge: building unknowns about objects. In: PEDROSA, M. H.; WATTS, M. D. (Eds.). Academic growth in higher education: questions and answers. Brill Sense: Leiden/Boston, 2018.

OTERO, J.; ISHIWA, K. Cognitive Processing of Conscious Ignorance. In: RAPP, D. N.; BRAASCH, J. L. G. (Eds.). Processing Inaccurate Information: Theoretical and Applied Perspectives from Cognitive Science and the Educational Sciences. Cambridge, MA: MIT Press, 2014.

PHILLIPS, A. M.; WATKINS, J.; HAMMER, D. Problematizing as a scientific endeavor. Physical Review Physics Education Research, v. 13, n. 2, p. 020-107 (1-13), 2017.

PHILLIPS, A. M.; WATKINS, J.; HAMMER, D. Beyond “asking questions”: Problematizing as a disciplinary activity. Journal of Research in Science Teaching, v. 55, n. 7, p. 982-998, 2018.

ROSA, C. T. W. da. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: UPF Editora, 2014.

WERNER DA ROSA, C. T.; OTERO, J. Influence of source credibility on students’ noticing and assessing comprehension obstacles in science texts. International Journal of Science Education, v. 40, n. 13, p. 1653-1668, 2018.