Práxis colaborativa no processo de investigação em rede: o debate metodológico sobre a abordagem qualitativa

Conteúdo do artigo principal

Elsieni Coelho da Silva
Antônio Neto Ferreira dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-6255-6077
Graciela María Elena Fernández
https://orcid.org/0000-0002-4526-227X

Resumo

A práxis de pesquisas colaborativas da Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste possibilitam a apreciação de coleta de dados em teses e dissertações e a elaboração de diferentes recortes, análises, debates e comunicações sobre professor relacionadas com a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação dessa região. Em um desses contornos, questiona-se: o que revelam os dados quantitativos e qualitativos sobre abordagem de pesquisa em teses e dissertações sobre professor no Centro-Oeste? Como eles contribuem para pensar e diferenciar abordagem qualitativa no método fenomenológico e materialista histórico-dialético? O propósito é analisar essas abordagens para aperfeiçoar a construção de referenciais teórico-metodológicos, sobretudo, ampliar a interlocução de meta-análises suprindo carências de quem busca a pesquisa colaborativa como meio de formação. Infere-se que a pesquisa colaborativa amplia processos de formação e conscientização, o que torna presente uma atitude crítico-reflexiva entre pesquisadores na construção de conhecimentos sistematizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, E. C. da ., Santos, A. N. F. dos ., & Fernández, G. M. E. . (2022). Práxis colaborativa no processo de investigação em rede: o debate metodológico sobre a abordagem qualitativa. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e004. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-4
Seção
DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: editora Porto, 1994.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221–36, 2003.

FRANCO, M. E.; MOROSINI, M. C. (Orgs.). Redes acadêmicas e produção do conhecimento em educação superior. Brasília, INEP, 2001.

GAMBOA, S. S; SANTOS FILHO, J. C. Pesquisa educacional: quantidade–qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

GATTI, B.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 10. ed. Rio de Janeiro:paz e Terra, 1976.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHAES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. (org.). Epistemologia da práxis e epistemologia da prática: repercussões na produção de conhecimentos sobre professores: repercussões na produção do conhecimento sobre professores. Campinas, SP, Mercado das Letras, 2018.

MAGALHAES, S. M. O. Entrevista: Maria Isabel da Cunha. Diálogos sobre a Pesquisa Colaborativa e em Rede: “o desafio de construir uma caminhada coletiva”. Ensino em Revista. 2021 (Prelo).

MAGALHAES, S. M. O.; SOUZA, T. Z.; ARGUELLO, S.B. Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento. Ensino em Revista. 2021 (Prelo).

REDECENTRO. Fonte documental: 77 fichas de dissertações e teses de seis instituições do Centro-Oeste. REDECENTRO, 2018.

SAMPIERI, F. R. H. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, A. N. F; SILVA, E.C. Dados da pesquisa REDECENTRO (fonte documental). Uberlândia, 2018.

SILVA; E. C.; SANTOS, A. N. F. O que as dissertações e teses sobre professores (as) defendidas no Programa de pós-graduação em educação da UFU revelam? In: SOUZA, R.C. C.; MAGALHÃES, S. M. O.; QUIEROZ, V. R. F. Pesquisas sobre professores(as) no Centro-Oeste: dimensões teóricas e metodológicas. Goiânia: IFG, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.