Práxis colaborativa no processo de investigação em rede: o debate metodológico sobre a abordagem qualitativa

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Elsieni Coelho da Silva
Antônio Neto Ferreira dos Santos
Graciela María Elena Fernández

Resumo

A práxis de pesquisas colaborativas da Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste possibilitam a apreciação de coleta de dados em teses e dissertações e a elaboração de diferentes recortes, análises, debates e comunicações sobre professor relacionadas com a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação dessa região. Em um desses contornos, questiona-se: o que revelam os dados quantitativos e qualitativos sobre abordagem de pesquisa em teses e dissertações sobre professor no Centro-Oeste? Como eles contribuem para pensar e diferenciar abordagem qualitativa no método fenomenológico e materialista histórico-dialético? O propósito é analisar essas abordagens para aperfeiçoar a construção de referenciais teórico-metodológicos, sobretudo, ampliar a interlocução de meta-análises suprindo carências de quem busca a pesquisa colaborativa como meio de formação. Infere-se que a pesquisa colaborativa amplia processos de formação e conscientização, o que torna presente uma atitude crítico-reflexiva entre pesquisadores na construção de conhecimentos sistematizados.

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Como Citar
Silva, E. C. da ., Santos, A. N. F. dos ., & Fernández, G. M. E. . (2022). Práxis colaborativa no processo de investigação em rede: o debate metodológico sobre a abordagem qualitativa. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e004. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-4
Seção
DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE

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