Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento

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Solange Martins Oliveira Magalhães
Tiago Zanquêta de Souza
Susana Beatriz Argüello

Resumo

O artigo tem por tema as experiências da investigação colaborativa na consolidação de redes de conhecimento, a partir da experiência da Redecentro – Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste, Brasil.  Tem por objetivo contribuir com o debate acerca da  presença de obstáculos epistemológicos que interferem nos processos de metacognição e vigilância epistemológica, comprometendo a qualidade social da produção do conhecimento. Inspirados na sistematização de experiências, estruturamos o artigo em torno de duas categorias centrais: 1. a investigação colaborativa e em rede, especialmente no contexto da Redecentro; e 2. o processo formativo de pesquisadores(as), com foco em princípios orientadores da metacognição e da vigilância epistemológica. Concluímos que a convivência coletiva e colaborativa consolida um espaço aberto e sensível à socialização de dúvidas e experiências, além de influenciar o sentido colaborativo-crítico na realização das investigações com mais segurança e autonomia, fortalecendo processos emancipatórios e humanizadores, para além das redes de pesquisa.

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Como Citar
Magalhães, S. M. O. ., Souza, T. Z. de ., & Argüello, S. B. . (2022). Investigação colaborativa e o processo de formação de redes de conhecimento. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e003. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-3
Seção
DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE

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