Apresentação DOSSIÊ: “A experiência da pesquisa colaborativa em rede"

Conteúdo do artigo principal

Tiago Zanquêta de Souza
https://orcid.org/0000-0002-2690-4177
Solange Martins Oliveira Magalhães

Resumo

Iniciamos o ano de 2022 ainda fazendo coro ao centenário de vida de Paulo Freire, e, por isso, também o homenageamos como patrono da Educação Brasileira, além de retomá-lo, nesse Dossiê, como autor potente – nacional e internacionalmente – capaz de gerar mais e mais diálogos em defesa do debate democrático para uma educação autêntica e que sempre seja capaz de promover a dignidade humana. O ano de 2021 tornou-se, por isso, um marco histórico que nos apresentou centenas (se não milhares) de edições de revistas, coletâneas, dossiês, livros, outros, que mostraram a relevância do pensamento freireano no século XXI. Todas as manifestações, sejam quais fossem os diálogos apresentados, homenagearam não só a memória de Freire, mas o que ele nos inspira com sua vigorosa militância pela democracia e pela justiça social. Esse Dossiê também materializa uma homenagem à Paulo Freire, pois é transversalmente mediado pelo seu conceito de colaboração, ou seja, sustenta-se sua importância, o qual precisa se fazer presente no percurso integrado, não só da educação, mas também na própria condução da produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, T. Z. de, & Magalhães, S. M. O. . (2022). Apresentação: DOSSIÊ: “A experiência da pesquisa colaborativa em rede". Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e000. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-0
Seção
DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE

Referências

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Trad. Rosiska Darcy de Oliveira. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.