Apresentação DOSSIÊ: “A experiência da pesquisa colaborativa em rede"

Conteúdo do artigo principal

Tiago Zanquêta de Souza
Solange Martins Oliveira Magalhães

Resumo

Iniciamos o ano de 2022 ainda fazendo coro ao centenário de vida de Paulo Freire, e, por isso, também o homenageamos como patrono da Educação Brasileira, além de retomá-lo, nesse Dossiê, como autor potente – nacional e internacionalmente – capaz de gerar mais e mais diálogos em defesa do debate democrático para uma educação autêntica e que sempre seja capaz de promover a dignidade humana. O ano de 2021 tornou-se, por isso, um marco histórico que nos apresentou centenas (se não milhares) de edições de revistas, coletâneas, dossiês, livros, outros, que mostraram a relevância do pensamento freireano no século XXI. Todas as manifestações, sejam quais fossem os diálogos apresentados, homenagearam não só a memória de Freire, mas o que ele nos inspira com sua vigorosa militância pela democracia e pela justiça social. Esse Dossiê também materializa uma homenagem à Paulo Freire, pois é transversalmente mediado pelo seu conceito de colaboração, ou seja, sustenta-se sua importância, o qual precisa se fazer presente no percurso integrado, não só da educação, mas também na própria condução da produção do conhecimento.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE

Como Citar

Apresentação: DOSSIÊ: “A experiência da pesquisa colaborativa em rede". (2022). Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e000. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-0

Referências

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Trad. Rosiska Darcy de Oliveira. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.