Reflexões sobre as alterações do perfil dos estudantes de uma licenciatura em matemática por meio das narrativas de professores formadores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste estudo, discorre-se sobre a formação de professores, tendo-se o objetivo de evidenciar os aspectos que caracterizam as alterações do perfil dos estudantes de uma licenciatura em Matemática, comparando-se esse processo no decorrer de três décadas, utilizando-se a seguinte questão norteadora: De que modo, na visão dos professores formadores da Licenciatura Plena em Matemática, participantes desta pesquisa, o perfil dos estudantes dessa licenciatura foi se alterando? Os dois professores que narraram a história da formação docente revelaram as características recorrentes que permitiram evidenciar as alterações do perfil dos estudantes ao se comparar duas épocas dessa formação. Na discussão dos dados utilizou-se a análise histórica, tendo-se as narrativas como instrumento de investigação da História Oral. Os resultados evidenciaram que os sujeitos percebem uma modificação no perfil dos estudantes devido às mudanças sociais, em especial aos avanços tecnológicos e ao acesso a eles.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
CARVALHO, M. R. V. de. Perfil do professor da Educação Básica – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Série Documental. Relatos de Pesquisa, n. 41. Brasília – DF, 2018.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M.. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2ª Edição. Uberlândia: EDUFU, 2015.
FREITAS, S. M. de. História oral: possibilidades e procedimentos. Editora Humanitas, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A.. BARRETTO, E. S. de Sá; ANDRÉ, M. E. D. A. de; ALMEIDA, P. C. A.de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. 351 p. – Brasília: UNESCO, 2019.
GARNICA, A. V. M.. Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropédica v. 32, n.2, Julho/Dezembro, 2010.
GARNICA, A. V. M., A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
IMBERNÓN, F.. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3.Ed. São Paulo, Cortez, 2002.
KRAHE, E. D.. BITENCOURT, L. P.. Formar-nos professores de Matemática: opção pela profissão ou o que nos restou? R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 249-269, jan./abr. 2015.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto – Portugal: Porto Editora, 1999.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, p. 209-244, v. 21, n. 73, dez. 2000.
ZATTAR, N. B. da S.. Do IESC à UNEMAT: uma história plural 1978-2008. Cáceres: Editora UNEMAT, 2008.