Relações entre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e educação corporativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Empresas brasileiras têm exigido novas competências de seus colaboradores. Para isso, novos modelos de gestão, aprendizagem e educação têm sido adotados, a fim de harmonizar os interesses das pessoas e suas carreiras com os objetivos estratégicos das corporações. Este artigo tem o objetivo de identificar relações entre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e educação corporativa. A partir da abordagem dos conceitos em textos acadêmicos produzidos sobre os tópicos, os assuntos foram articulados de modo a trazer maior compreensão sobre o tema. Como resultado, foi possível analisar como o conhecimento é obtido, armazenado, disseminado e empregado pelas empresas, o que fomenta a aprendizagem no ambiente corporativo, viabilizando o planejamento e a implantação de programas de educação que não apenas qualificam os colaboradores, mas também os ajudam a exercer a liderança nos diversos grupos de trabalho das organizações, o que traz diversos benefícios para indivíduos, grupos, empresas, comunidades e para a sociedade.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
CRUZ, D. Educação corporativa: a proposta empresarial no discurso e na prática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 337-358, ago. 2010.
ESTEVES, L. P. MEIRIÑO, M. J. A educação corporativa e a gestão do conhecimento. XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, ISSN 1984-9354, ago. 2015.
NEVES, P. C. CERDEIRA, J. P. Memória organizacional, gestão do conhecimento e comportamentos de cidadania organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 3-19, jan./abr. 2018.
PARÉ, G. et al. Synthesizing information systems knowledge: a typology of literature reviews. Information & Management, vol. 52, n. 2, mar. 2015, p. 183-199.
PATON, R.; PETERS, G; QUINTAS, P. Estratégias de Educação Corporativa: universidades corporativas na prática. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasília, 2007.
SANTANA, S. Modelo integrado para o estudo da aprendizagem organizacional. Análise Social, vol. XL (175), p. 367-391, 2005.
TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa. 2ª. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.