Estado do conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e tem como objetivo: realizar um Estado do Conhecimento, baseado em produções acadêmicas, para identificar a Educação Estatística no contexto da Educação Infantil, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fundação do Ministério da Educação (MEC), no Catálogo de Teses e Dissertações e no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Em buscas no período de 2008 a 2020, foram recuperados 13 trabalhos, sendo três teses de doutorado, três dissertações de mestrado, quatro projetos de pesquisa e três artigos. Tais trabalhos compuseram o corpus textual desta parte da pesquisa, apresentando elementos que evidenciam a importância da inserção da Educação Estatística na Educação Infantil, com contribuições para a construção de um sujeito crítico, questionador,capaz de transformar sua realidade, através do ensino da Estatística.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALMEIDA, G. C. de. A classificação em crianças de Pré-Escola: contribuições do Flex memo / Girliane Castro de Almeida. – 2017. 199 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2017. Orientação: Prof. Dr. Paulo Meireles Barguil.
ALMEIDA. I. S. Esquemas utilizados por estudantes da educação infantil ao resolverem situações envolvendo o conceito de chance. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais... Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/anais/. Acesso em: 16 mar. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2016.
BARRETO, M.; GUIMARÃES, G. Estratégias utilizadas por crianças da educação infantil para classificar. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, vol. 7, n. 1, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Fundamental de Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília. MEC/SEF, 1998.
CIRÍACO, K. T. S; SANTOS, C. A. L. De. Em busca de sentidos à educação estatística na educação infantil, diálogos com uma pesquisadora. Research, Society and Development, 01 July 2020, Vol.9(8). DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6095
CRUZ, E. Classificação na Educação Infantil: o que propõem os livros e como é abordada por professores. 2013. 170f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
CONTI, K. C. 1976-Desenvolvimento profissional de professores em contextos colaborativos em prática de letramento estatístico/ Keli Cristina Conti -Campinas. SP: [s.n.],2015. DOI: https://doi.org/10.47749/t/unicamp.2015.951109
CONTI, K. C. (2018). O estudo da estatística num contexto colaborativo: o gráfico de setores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 01 May 2018, Vol.9(2), p.265-282. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1667
GAL, I. Adults Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
LIRA, F. L. de. Letramento estatístico na educação infantil: analisando possibilidades pedagógicas para o trabalho docente, In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 01, 03 de novembro de 2018 – UFMG- Belo Horizonte/MG. Anais [...]Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais,2018. Disponível em:http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 16 mar. 2021.
LOPES, C. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. 2003. 290 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. DOI: https://doi.org/10.47749/t/unicamp.2003.283441
LOPES, C. E. O ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32622008000100005
MOROSINI M.C, FERNANDES C.M.B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educ Escrito. 2014;5(2):154-64 DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
OLIVEIRA, D. de. As aprendizagens dos professores que ensinam matemática para crianças ao se inserirem em um espaço formativo sobre estocástica. 2013. 146 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013
SANTOS, J. S. Análise das relações nas resoluções de tarefas envolvendo o conceito de chance por alunos da educação infantil mediadas por uma maquete tátil - In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 12 ,14 de novembro de 2016 – UFPR - Curitiba – PR. Anais[...]Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/anais/. Acesso em: 16 mar. 2021.
SANTOS, C. E. A Educação Estatística para crianças: aprendizagens numa trajetória de pesquisa. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, PUC-Campinas, Campinas SP, 150.
SILVA, M. N; GUIMARÃES, G. L. Estratégias Utilizadas por Crianças Da Educação Infantil para Classificar. Em Teia, 01 setembro 2016, Vol.7(1).
SOUZA, A. C. A Educação Estatística na Infância. 2007. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.
SOUZA, A. C. de A Educação Estatística na Infância - In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Unesp - Rio Claro – SP. Anais ... Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/trabalhos_comissao_cientifica.php. Acesso em: 16 de mar.2021.
SOUZA, A.C. de. O desenvolvimento profissional de educadoras da infância: uma aproximação à educação estatística / Antonio Carlos de Souza. -- São Paulo; SP: [s.n], 2013. 220 p. : il. ; 30 cm.