Existe fórmula mágica para aprender?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Preocupações com a dificuldade de aprendizagem dos estudantes em todo mundo tem gerado diversas pesquisas na área educacional. Além disto, na última década há uma crescente divulgação de métodos que tem a pretensão de ajudar os alunos a serem aprendizes mais eficientes. Esta resenha discorre sobre as contribuições, possiblidades e limitações do “método do poder da aprendizagem – MPA”, que é apresentado no livro “Ensinando os alunos a se ensinarem: O método do poder da aprendizagem”, de Guy Claxton. O método trata-se do relato de sua experiência como educador em diferentes partes do mundo, e demonstra respostas positivas frente aos desafios que foram propostos aos estudantes que participaram das atividades. Vale ressaltar que como qualquer metodologia educativa, o professor deve avaliar a sua realidade e fazer as adaptações necessárias para seu uso, ou ainda, concluir a impossibilidade de aplicação em sua sala de aula.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
CLAXTON, Guy. Ensinando os alunos a se ensinarem: O método do poder da aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019