Existe fórmula mágica para aprender?

Conteúdo do artigo principal

Luciana Lima de Albuquerque da Veiga
Mauricio Abreu Pinto Peixoto
César Silva Xavier

Resumo

Preocupações com a dificuldade de aprendizagem dos estudantes em todo mundo tem gerado diversas pesquisas na área educacional. Além disto, na última década há uma crescente divulgação de métodos que tem a pretensão de ajudar os alunos a serem aprendizes mais eficientes. Esta resenha discorre sobre as contribuições, possiblidades e limitações do “método do poder da aprendizagem – MPA”, que é apresentado no livro “Ensinando os alunos a se ensinarem: O método do poder da aprendizagem”, de Guy Claxton. O método trata-se do relato de sua experiência como educador em diferentes partes do mundo, e demonstra respostas positivas frente aos desafios que foram propostos aos estudantes que participaram das atividades. Vale ressaltar que como qualquer metodologia educativa, o professor deve avaliar a sua realidade e fazer as adaptações necessárias para seu uso, ou ainda, concluir a impossibilidade de aplicação em sua sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Veiga, L. L. de A. da, Peixoto, M. A. P., & Xavier , C. S. (2023). Existe fórmula mágica para aprender? . Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e007. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-7
Seção
RESENHA

Referências

CLAXTON, Guy. Ensinando os alunos a se ensinarem: O método do poder da aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019