A Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: uma análise

Conteúdo do artigo principal

Antonio Vicente Marafioti Garnica
https://orcid.org/0000-0003-0750-8483
Natalia Cristina Milanez
https://orcid.org/0000-0001-6391-5636

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade, proposto por Thompson (1995), em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette (2009). A Coleção, cujo autor é Ruy Madsen Barbosa e cuja primeira edição é de 1966, é composta por três volumes. A análise dessa obra nos permite apontar tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática em detrimento do que se considera ser adequado como guia à formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Garnica, A. V. M. ., & Milanez, N. C. . (2021). A Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: uma análise . Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e029. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-29
Seção
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Referências

BARBOSA, R. M. Matemática, metodologia e complementos para professores primários: aritmética teórico-prática. v. 1, 4. ed. São Paulo: Nobel, 1968.

BARBOSA, R. M. Matemática, metodologia e complementos para professores primários: metodologia da aritmética. v. 2, São Paulo: L.P.M., 1966.

BARBOSA, R. M. Matemática, metodologia e complementos para professores primários: complementos. v. 3, São Paulo: L.P.M., 1966.

GARNICA, A. V. M. Considerações sobre a Fenomenologia Hermenêutica de Paul Ricoeur. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 16, p. 43-52, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-31731993000100003.

GENETTE, G. Paratextos Editoriais. 7 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

LIMA, F. R. GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. 2006. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

MILANEZ, N.C. A Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo. 2020. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. 1 ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

VILLELA, L. M. A. GRUEMA: uma contribuição para a História da Educação Matemática no Brasil. 2009. 230f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo.