Calcular com os cadernos Rubio. Características e evolução desde 1959

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Dolores Carrillo Gallego
https://orcid.org/0000-0002-5170-2550
Pilar Olivares Carrillo
https://orcid.org/0000-0001-5190-4921
José Francisco Castejón Mochon
https://orcid.org/0000-0002-9929-666X

Resumo

Os cadernos Rubio são um material escolar amplamente difundido na Espanha desde 1959. Neste trabalho, a coleção existente de cadernos no Centro de Estudos sobre Memória Educacional (CEME) da Universidade de Múrcia foi usada. A pesquisa se concentra nos cadernos aritméticos de Rubio, estudando suas características e sua evolução durante os 60 anos desde seu surgimento, identificando seis vezes em sua comercialização. Foram verificadas a estabilidade das práticas de aprendizado de operações aritméticas, a permanência do conteúdo entre as épocas 2 a 5, a diminuição do número de operações propostas e o aumento das ilustrações. Também foi verificado que, na renovação dos cadernos, aspectos comerciais e não critérios baseados na Didática da Matemática influenciaram acima de tudo.

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Como Citar
Gallego, D. C. ., Carrillo, P. O. ., & Mochon, J. F. C. . (2021). Calcular com os cadernos Rubio. Características e evolução desde 1959. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e021. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-21
Seção
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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