Uma história da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em Ji-Paraná (1988-2012)

Conteúdo do artigo principal

Marlos Gomes de Albuquerque
https://orcid.org/0000-0002-5289-0741
José Luiz Magalhães de Freitas
https://orcid.org/0000-0001-5536-837X

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo fazer uma construção histórica da trajetória do curso de Licenciatura Curta em Ciências com Habilitação em Matemática, desde sua criação, processo de consolidação até o atual curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Ji-Paraná. Ancorado metodologicamente na História da Educação Matemática, buscou-se vestígios para a construção das fontes por meio de: entrevistas com algumas testemunhas oculares, documentos oficiais e imagens fotográficas, dentre outras. Para a análise, foram utilizados recursos da pesquisa documental. Os resultados evidenciam que o curso se constituiu com um corpo docente vindo das diferentes regiões brasileiras, e saiu de uma formação polivalente em Ciências para uma formação mais conteudista em Matemática; porém, com a criação da Semana de Matemática (SEMAT) e a formação em nível de Pós-Graduação stricto sensu dos professores formadores, caminhou para uma forte tendência em Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Albuquerque, M. G. de ., & Freitas, J. L. M. de. (2021). Uma história da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em Ji-Paraná (1988-2012). Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e020. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-20
Seção
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Referências

ALBUQUERQUE, E. S.; MAIA, M. B. R. A trajetória do ensino superior público em Rondônia. Porto Velho: Edufro, 2008.

BASTOS, A. F.; OHSE, M. O.; ALBUQUERQUE, M. G. de. Perspectiva de formação inicial e continuada dos professores de Matemática em Ji-Paraná. In: AMARAL, N. G.; BRASILEIRO, T. Formação docente e estratégias de integração Universidade Escola nos cursos de licenciatura. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008. p. 99-108.

BLOCH, M. L. B. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURKE, P. O testemunho das imagens. In: BURKE, P. Testemunha ocular. História e Imagem. Bauru: EDUSC, 2004. p. 11-24.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FIORENTINI, D. Alguns Modos e ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, ano 3, n. 4, p. 1-37, 1995.

GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. de. Elementos de história da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

JUNIOR, E. B.; SOUZA, M. G. V. Criação e implantação da UNIR e do Curso de Ciências com habilitação em Matemática. Porto Velho, 15 de novembro de 2012. Entrevista concedida a Marlos Gomes de Albuquerque.

LE GOFF, J. História e Memória. 5. Ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

MAGALHÃES, J. P. Contributo para a História das Instituições Educativas – entre a memória e o arquivo. In: FERNANDES, R.; MAGALHÃES, J. (orgs.). Para a História do Ensino Liceal em Portugal. Actas dos Colóquios do I Centenário da Reforma Jaime Moniz (1894-1895). Braga: Universidade do Minho, 1999. p. 63-77.

RUEZENNE, G. B. Os Cursos de Licenciatura em Matemática no Estado de Rondônia: um panorama histórico. 2012. 222 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

SILVEIRA FILHO, H. B. Educando com a História Local: marcas da formação de professoras no fazer escolar. 2003. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação - Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

THEOBALD, I. M. T. A trajetória do Curso de Matemática da UNIR em Ji-Paraná. Ji-Paraná, 23 de maio de 2013. Entrevista concedida a Marlos Gomes de Albuquerque.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, História e Educação Matemática, Natal, ano 8, n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.

YAGUE, M. L. F. A trajetória do Curso de Matemática da UNIR em Ji-Paraná. Ji-Paraná, 05 de março de 2013. Entrevista concedida a Marlos Gomes de Albuquerque.