A honestidade como valor moral: uma construção possível e necessária na escola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Impelidos pelos problemas de corrupção e desonestidade vivenciados em nosso país, a intenção deste trabalho é discutir as razões que levam o ser humano a tal comportamento e as possíveis formas de amenizar essa conduta. Elegemos o valor honestidade para ser objeto de pesquisa e descrevemos quais as contribuições deste valor moral na construção da autonomia e na formação do caráter Infantil. Realizamos uma análise pautada na perspectiva psicogenética abordando os principais aspectos do desenvolvimento moral, segundo Piaget (1932/1994), e outros teóricos que investigaram como a honestidade pode ser ensinada racionalmente e construída de maneira cooperativa e democrática. A pesquisa intervenção de abordagem qualitativa foi aplicada nos anos iniciais, contendo três fases: (1) Pré-teste, (2) Programa de Intervenção e (3) Pós-teste. Os resultados permitiram observar que, após o programa de intervenção, as crianças reprovaram a desonestidade e associaram suas concepções a vários aspectos imorais já conhecidos, como: roubo, trapaça e mentira.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Rosá. Coleção: Os pensadores. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1973.
BIAGGIO, Angela Maria Brasil. Desenvolvimento moral: análise psicológica. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 7-40, 1972.
LA TAILLE, Yves de; MENIN, Maria Suzana de Stefano et al. Crise de Valores ou Valores em Crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança (1932). 4. Ed. São Paulo: Summus, 1994.
___________. Sobre a pedagogia. (Compilação de textos inéditos de
Piaget. organizada por Silvia Parrat e Anastásia Tryphon, Org.) São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
PUIG, José Maria. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.
SANTOS, Kátia Paulino; AMANAJÁS, Arley Felipe. Democracia e corrupção no Brasil: a face tirana do poder político. Estação Científica (UNIFAP) ISSN 2179-1902, Macapá, v. 2, n. 1, p. 11-24, jan./jun., 2012.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; VINHA, Telma Pileggi. Valores em crise: o que nos causa indignação? In: LA TAILLE, Yves de; MENIN, Maria Suzana de Stefano; et al. Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.