A honestidade como valor moral: uma construção possível e necessária na escola

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Rita Melissa Lepre
Patrícia Elisabeth Ferreira

Resumo

Impelidos pelos problemas de corrupção e desonestidade vivenciados em nosso país, a intenção deste trabalho é discutir as razões que levam o ser humano a tal comportamento e as possíveis formas de amenizar essa conduta. Elegemos o valor honestidade para ser objeto de pesquisa e descrevemos quais as contribuições deste valor moral na construção da autonomia e na formação do caráter Infantil. Realizamos uma análise pautada na perspectiva psicogenética abordando os principais aspectos do desenvolvimento moral, segundo Piaget (1932/1994), e outros teóricos que investigaram como a honestidade pode ser ensinada racionalmente e construída de maneira cooperativa e democrática. A pesquisa intervenção de abordagem qualitativa foi aplicada nos anos iniciais, contendo três fases: (1) Pré-teste, (2) Programa de Intervenção e (3) Pós-teste. Os resultados permitiram observar que, após o programa de intervenção, as crianças reprovaram a desonestidade e associaram suas concepções a vários aspectos imorais já conhecidos, como: roubo, trapaça e mentira.

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Como Citar
Lepre, R. M. ., & Ferreira, P. E. . (2020). A honestidade como valor moral: uma construção possível e necessária na escola. Ensino Em Re-Vista, 27(Especial), 1565–1589. https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-17
Seção
Artigos

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