Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Tendo como objeto de reflexões a formação inicial, este artigo propõe-se a discutir sobre manifestações de futuros professores diante de uma situação desencadeadora de aprendizagem relativa a grandezas e medidas, especificamente sobre volume. No espaço do Clube de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acadêmicos participaram de estudos e ações relacionadas ao ensino e aprendizagem de matemática, pautados na Teoria Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, originando os dados empíricos deste trabalho. A análise apresentou indicativos de que futuros professores, quando colocados diante de situações desencadeadoras de aprendizagem, nem sempre superam o apelo ao material sensorial como única forma de busca de solução, o que caracteriza o pensamento empírico. Como decorrência dos resultados, aponta-se, na formação inicial, a relevância do acesso a espaços que possibilitem reflexões que permitam ir para além dos conhecimentos considerados como aprofundamentos da futura área de ensino.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
DAVIDOV, V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Pueblo y Educación, 1982.
DAVIDOV, V. La esneñanza escolar y el desarrollo psiquico. Tradução de Marta Shuare. Moscú: Progresso, 1988.
FREITAS, R. M. M, Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para a organização do ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 388-418, maio/ago. 2016. Disponível em < http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5392/2955>
LEONTIEV, A. N. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes Ltda. 1978.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.;LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ícone, 1988. p.59-83
MOURA, M. O. (coord.) Controle da variação de quantidade. Atividades de ensino. Textos para o ensino de Ciências, n. 7. Oficina Pedagógica de Matemática. São Paulo: USP, 1996.
MOURA, M. O de. Educar con las matemáticas: saber específico y saber pedagógico. Revista Educación y Pedagogía, v..23, n.. 59, p. 47-57, enero/abril, 2011. Disponível em < https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/8691/20796410>
MOURA, M. O.; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V.; A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade. In: MOURA, M. O. (org) Educação escola e a pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017.
NASCIMENTO, C. P.; ARAUJO, E. S. Contribuições do ensino da Educação Física para o trabalho com o conhecimento teórico na escola. Uberlândia, MG: Ensino Em Re-Vista, v.26, p.677-699, 2019. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/50980/27095>.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
RUBTSOV, V. A atividade de aprendizagem e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, C. et al. (org.). Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista. Escola russa e ocidental. Tradução de Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tradução: José Maria Bravo. Moscou: Editorial Pedagógica, 1982. Tomo II.
VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10.ed. São Paulo, SP: Ícone, 2003.
VIGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: COLE, M. et al. (org.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de Jose Cippola Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, p. 51-58, 2007.