Variação linguística na primeira pessoa do singular: o professor em formação na condição de sujeito

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Marizete Bortolanza Spessatto
Luana de Gusmão Silveira

Resumo

Uma formação linguística democrática, assegurando a todos que passam pela escola o direito de reconhecer seus modos de falar como legítimos e o direito ao conhecimento das variedades consideradas de prestígio, demanda a intervenção dos professores de todas as áreas do conhecimento. Com essa premissa, este artigo visa contribuir com as discussões acerca das variações linguísticas presentes em sala de aula; analisar as diferentes ações dos professores diante delas e propor alternativas de trabalho nessa direção. Trata-se da análise de uma experiência desenvolvida junto a cursistas de pós-graduação, na qual as temáticas foram colocadas em discussão. Percebeu-se, com a análise dos dados, que: i) os professores reconhecem a diversidade linguística que chega à escola e as questões sociais às quais estão relacionadas; ii) tomam a escrita como referência para julgamento das variantes empregadas pelos estudantes na oralidade; iii) propõem estratégias de trabalho a serem aplicadas em sala de aula.

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Como Citar
Spessatto, M. B. ., & Silveira , L. de G. . (2020). Variação linguística na primeira pessoa do singular: o professor em formação na condição de sujeito . Ensino Em Re-Vista, 27(3), 1106–1130. https://doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-14
Seção
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