Currículo e Educação Matemática: o que pensam um grupo de estudantes de pós-graduação

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Maria Elizabete de Souza Couto
Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Resumo

Este artigo objetiva compreender como estudantes de pós-graduação em Educação Matemática percebem o currículo, no contexto do próprio currículo e nas suas relações com a Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a participação de 26 alunos de mestrado em Educação Matemática de uma universidade pública do sul da Bahia. Na disciplina de Matemática, Currículo e Diversidade Cultural, os estudantes escreveram sobre o que pensavam acerca do currículo e do currículo de Matemática. Como método de análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que os alunos percebem o currículo de três formas diferentes: como documento/parâmetros; como lista de conteúdos; e como saberes e desenvolvimento de competências e habilidades. No que se refere ao currículo de Matemática, expressam a ideia de uma área abstrata, com pouca ou nenhuma relação com a realidade, sugerindo uma teoria tradicional na qual pouco prioriza a diversidade e/ou a interdisciplinaridade.

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Como Citar
Couto, M. E. de S. ., & Madruga , Z. E. de F. . (2020). Currículo e Educação Matemática: o que pensam um grupo de estudantes de pós-graduação. Ensino Em Re-Vista, 27(3), 857–880. https://doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-4
Seção
Dossiê Currículos em Educação Matemática II

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