Currículo e ensino-aprendizagem da Matemática na educação ribeirinha no Amapá: um diálogo com a Etnomatemática

Conteúdo do artigo principal

Elivaldo Serrão Custódio
https://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Resumo

O presente artigo busca investigar de que maneira o professor da educação básica utiliza do diálogo entre a etnomatemática e o processo de ensino e aprendizagem da matemática em sua prática pedagógica. Acredita-se que ao aplicar a etnomatemática em classe, os alunos conseguem perceber que a matemática tem relação com seu cotidiano, melhorando assim sua aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório quanti-qualitativo, que utilizou a bibliografia, a observação direta e o questionário como forma de investigação. Os resultados apontam que apesar das dificuldades enfrentadas pela escola pesquisada, o docente busca aplicar a etnomatemática com seus discentes, fazendo com que eles se sintam mais valorizados, tornando as aulas mais atrativas, onde também o docente consegue maior participação por parte dos mesmos. Assim, valorizando a realidade cultural dos alunos é possível afirmar que existe um melhor rendimento no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Custódio, E. S. . (2020). Currículo e ensino-aprendizagem da Matemática na educação ribeirinha no Amapá: um diálogo com a Etnomatemática. Ensino Em Re-Vista, 27(2), 637–658. https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-11
Seção
Dossiê Currículos em Educação Matemática I

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/ Ministério de Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Senado Federal. 4. ed. Brasília (DF), 2007.

D’ AMBRÓSIO, U. Etnomatemática e educação. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Orgs.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruzdo Sul: EDUNISC, 2004. p. 10-32.

D’ AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. 5. edição. São Paulo: Ática, 1998 (Série Fundamentos).

FERREIRA, E. S. Etnomatemática: Uma Proposta Metodológica. Rio de Janeiro: MEM/USU, 1997 (Série Reflexão em Educação Matemática).

RADICCHI, R. Ensino/aprendizagem da matemática nas escolas populares. 2012.

ROSA NETO, E. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1998.

SOUZA, A. B. de; CARDOSO, J. O uso da Etnomatemática como estratégia facilitadora no processo ensino aprendizagem. Pará: UEPA, 2009.