Conteúdo de Matemática no Exame de Admissão: memórias de professoras aposentadas

Conteúdo do artigo principal

Zélia Maria de Arruda Santiago
Maria de Fátima Caldas de Figueirêdo

Resumo

Este artigo discute o conteúdo da Matemática em vigor no Exame de Admissão ao Ginásio, adotado no sistema escolar brasileiro nas décadas 40-70  do século XX, tendo-se como referencial de análise narrativas de professoras pedagogas aposentadas e o livro de admissão por elas utilizado. As narrativas revelam experiências da formação continuada condicionada a sua aprovação, nelas, verificando-se conteúdos matemáticos adotados ou não no manual de admissão analisado. Esta discussão funda-se na abordagem qualitativa ao interpretar fontes bibliográficas, documentais e orais. Ao estabelecer uma relação entre as narrativas das professoras e as propostas do conteúdo matemático contidos no manual do Exame de Admissão, constatam-se conteúdos distantes da sua formação escolar e prática docente. Verifica-se que as professoras enfrentaram situações pedagógicas desafiadoras à formação docente, pois deveriam aprender conteúdos não vivenciados na formação escolar e atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santiago, Z. M. de A. ., & Figueirêdo, M. de F. C. de . (2020). Conteúdo de Matemática no Exame de Admissão: memórias de professoras aposentadas. Ensino Em Re-Vista, 27(2), 595–611. https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-9
Seção
Dossiê Currículos em Educação Matemática I

Referências

AKSENEN, E. Z. Os exames de admissão ao Ginásio, seu significado e função na educação paranaense: análise dos conteúdos matemáticos (1930 a 1971). 2013. 145p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Humanidades, Curitiba, 2013.

BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. RJ: Jorge Zahar, 2001.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador. São Paulo, Parábola, 2008.

COSTA, A; PASQUALE, R; STEMPNIEWSKI, R; MARINO, A. Admissão ao Ginásio. Coleção Didática do Brasil, Série ginasial. São Paulo: Editora do Brasil, 1949.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Beatriz Sidou (trad.) SP: Centauro, 2003.

MUCIDA, Â. Escrita de uma memória que não se apaga-Envelhecimento e velhice. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SANTIAGO, Z.M.A., GUIMARÃES, Z.M.A.S. Narrativas de Professora do campo: Saberes ditos, experiências lidas e cunhadas em letras. Vol. I, Curitiba: CRV, 2017.

SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SILVA, C. B. Era uma uma vez... uma editora, um livro: Admissão ao ginásio, Editora do Brasil (Décadas 1940-1960). In: Revista Brasileira de História da Educação (v. 18, 2018). ISSN: 2238-0094, 2018.